TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE - COMPOSTAGEM

Por:   •  27/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O meio ambiente é a soma total do que está em torno de algo ou alguém. Ele inclui os seres vivos e as forças naturais. O ambiente proporciona condições para o desenvolvimento e crescimento dos seres vivos, condições biológicas, físicas e químicas. Os organismos mudam em respostas às condições do seu ambiente, que é composto por interações entre plantas, animais, solo, etc, ou ainda, conjunto das circunstâncias culturais, econômicas, morais e sociais em que vive um indivíduo.

Já se entende por sustentabilidade a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, impactar violentamente esse meio; capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para esse fim. Usar os recursos sem esgotá-los, em uma tentativa de preservar as condições ideais para a vida.

1.1 TEMA DA PESQUISA

Uma técnica sustentável, que pode trazer muitos benefícios, é a reciclagem de lixo orgânico. Um dos tipos de reciclagem é a Compostagem, que é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, industrial, agrícola ou florestal. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica.

A técnica de compostar, submeter (resíduos orgânicos) a um processo de compostagem, ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência. Não é uma prática nova, há muito tempo agricultores já utilizavam o método de reciclagem do lixo doméstico para obtenção de fertilizante orgânico.

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero. COMPOSTAGEM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Compostagem&oldid=49528689>. Acesso em: 8 ago. 2017.

1.2 PROBLEMA / OPORTUNIDADE DA PESQUISA

A compostagem vem ganhando popularidade ao passo que há uma tendência maior com a sustentabilidade. Com a pressão para a utilização de métodos direcionados para a preservação do meio ambiente, há um novo interesse em compostar os restos de comida em casa como uma solução para a redução do volume de resíduos domésticos que são encaminhados para os aterros. Esse hábito ainda pode fornecer uma opção saudável de adubo orgânico para plantas e hortas. Cada vez mais pessoas querem fazer a sua própria compostagem, mas algumas não sabem nem por onde começar.

1.3 OBJETIVO DA PESQUISA

O objetivo dessa pesquisa é demonstrar o método de compostagem doméstica. Esse método faz com que a pessoa tenha um local para reutilizar o lixo orgânico dentro de casa, onde irá trata-lo para produzir adubo. Deixar o lixo em casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com