TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE E SUAS DIMENSÕES

Seminário: SUSTENTABILIDADE E SUAS DIMENSÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O texto a seguir tem o propósito de explicar as dimensões voltadas à sustentabilidade, como visão política e social, pontos principais e possíveis soluções.

SUSTENTABILIDADE E SUAS DIMENSÕES

-DIMENSÃO AMBIENTAL: usar com consciência os recursos naturais, favorecendo a produção e contribuindo com o meio ambiente.

-DIMENSÃO ECONÔMICA: melhor distribuição e aproveitamento dos recursos naturais, como água e minerais.

-DIMENSÃO SOCIAL: define a pobreza como principal provocadora das agressões ambientais, uma visão ampla na erradicação da pobreza e desigualdade aceitável. A sustentabilidade como forma de garantir qualidade de vida para as gerações futuras.

-DIMENSÃO POLÍTICA: para se obter os resultados satisfatórios necessários das três dimensões anteriores, a dimensão política, ainda que alvo de críticas, viabiliza os processos para tais resultados.

-DIMENSÃO ÉTICA: baseada na dimensão social quanto a preocupação às gerações futuras na questão dos recursos naturais, implica diretamente na questão cultural, definindo mudanças de valores e comportamentos, pensamentos e ações.

Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões: a ambiental, a econômica e a social.

No âmbito social, a pobreza está diretamente ligada à crise ambiental, logo a erradicação da pobreza é um dos processos fundamentais para a solução dessa crise.

Outra resposta para a crise ambiental é a aceleração do desenvolvimento industrial nos países desenvolvidos e o crescimento populacional nos países subdesenvolvidos, sendo isso visto como maior uso dos recursos naturais, aumentando o desequilíbrio ambiental.

As falhas dos poderes públicos também entra como resposta para a crise ambiental, em esfera mundial tendo uma visão tardia para o problema.

A questão da pobreza à crise ambiental abre uma vertente de questionamentos como o trabalho infantil e/ou escravo nas regiões mais pobres, que vai profundamente de encontro ao tema, pois além da degradação humana provoca impacto ambiental, como por exemplo, as carvoarias clandestinas.

Nesse caso e tantos outros, uma saída para o problema, em unânimidade, são as políticas públicas, com formas de distribuição de rendas mais eficientes, não apenas oferecendo recursos finaceiros, mas também opções sustentáveis de geração de renda.

Um maior comprometimento do poder público é uma boa solução para o problema, mas não é suficiente. Redução de impostos para empresas com preocupação social e ambiental.

Maior apoio à Organizações voltadas ao meio ambiente, como reciclagens, coletas de lixo, entre outros.

Qualquer solução que viável ao problema não terá resultado desejado se o fator principal, sociedade, não se empenhe. Entra questões como educação, valores éticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com