TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Tese: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este artigo aborda a sustentabilidade e responsabilidade social nas organizações (indústrias e afins), mostrando seus prós e contras e em âmbito geral todos os benefícios que a conscientização pessoa e profissional trás para os colaboradores e a empresa seja qual ramo ou seguimento em que atua.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Administração, Indústria.

INTRODUÇÃO

Sustentabilidade e responsabilidade social motivam o mundo a mudanças comportamentais, educacionais e sociais. Atingindo especificamente as organizações o que diretamente esta ligada a economia mundial.

As empresas, organizações, indústrias, buscam aperfeiçoar de forma sustentável suas ações, tecnologias, matéria prima enfim seus recursos até chegar a seu objetivo final, focados nas questões ambientais e sociais.

SUSTENTABILIDADE

O conceito de sustentabilidade nada mais é que utilizar de recursos para suprir as necessidades dos seres humanos atualmente, sem comprometer as futuras gerações.

Sobre sustentabilidade industrial, o conceito se baseia na ideia de utilizar de recursos naturais renováveis, pensando na conservação do meio ambiente e se preocupando, é claro, com as gerações futuras.

SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

As organizações ou indústrias se preocupam com a matéria prima que utilizam em sua produção, mas em âmbito geral o foco se baseia em preservar as áreas destinadas a exploração econômica, principalmente o replantio e conservação das áreas de florestas e os recursos vegetais. Utilizam fontes de energia limpas e renováveis como hidráulica e eólica, com o intuito de diminuir o consumo de combustíveis fósseis (diminui a poluição do AR e conserva recursos naturais).

SUSTENTABILIDADE INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Como já citado, as organizações, se preocupam em um âmbito geral com os recursos idealizados como Sustentáveis. Entretanto, a aplicação sustentável interna mesmo que de maneira particular, também pode ser exemplificada. Nos escritórios administrativos ou ambientes internos, as empresas fazem um estudo de acordo com as normas e regras da sustentabilidade e politicas da empresa, a partir desses dados por intermédio de um determinado setor como exemplo segurança do trabalho ou até a contratação de uma empresa terceirizada especializada no assunto, implantam mudanças como: substituição de copos plásticos por canecas acrílicas ou mesmo copos descartáveis de um material reciclável. Alteram as lixeiras, ou seja, retiram as lixeiras individuais e implantam lixeiras de acordo com as regras de coleta de reciclagem divididas por cor e produtos com a descrição e treinamento de onde os colaboradores devem jogar cada tipo de resíduo. Também orientam que os colaboradores desliguem os monitores nos horários que não estiverem utilizando os microcomputadores, para economia de energia. Entre outras ações elaboradas voltadas para a sustentabilidade que esta interligada a responsabilidade social.

SUSTENTABILIDADE EXTERNA

As empresas fazem campanhas motivacionais para que seus funcionários sejam conscientizados dentro e fora do seu cotidiano, por exemplo: existem empresas que premiam os funcionários que reduzem a conta de água e de luz. Ou que de alguma forma contribuem no ambiente externo para a preservação do meio ambiente; Fazem corridas ou maratonas solidárias e para instituições de caridade e causas sociais; realizam campanhas de doação de alimentos, de roupas e até festas beneficentes. Ou simplesmente para contribuir tanto com o meio ambiente (poluição do Ar) e com o bem estar, existem empresas que realizam campanhas para motivar seus funcionários a pararem com o vicio do cigarro e os bonificam de acordo com o resultado. Essas atitudes demonstram não só a preocupação com o meio ambiente no trabalho, mas como também no ambiente externo como nas residências de seus colaboradores, assim expandindo para suas famílias e além, que por sua vez, podem realizar coletas seletivas também em suas casas, reduzir os custos na energia elétrica e no consumo de agua (o que os beneficia também economicamente), entre ações.

A IMPLATAÇÃO NA PRODUÇÃO

Para abordar melhor a forma como empresas introduzem a sustentabilidade em relação à produção e suas fontes de atuação, pode-se usar uma empresa de elevadores: Estão implantando a utilização de um nylon especial de feito de matéria prima vegetal, o que substitui as corrediças que movem os elevadores, essas tem vida útil muito longa, portanto demoram a serem substituídas e não utiliza graxa, acarretando benefícios ao cliente que não terá custos com a troca das corrediças por longos anos e para o meio ambiente, pois não haverá escorrimento de gracha para o fundo do poço do elevador e assim não contaminando o solo. Há também a ação de guardar os panos chamados “estopas” onde o técnico limpas as mãos de gracha e enfim resíduos que são estocados, lavados com material especial onde este produto dilui (não contamina a água) e são reutilizados. Uma ideia implantada também foi a de que se recolhem as lâmpadas quebradas e queimadas e vendem a uma empresa que é especializada em recicla-las, bem como os aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks (também são vendidos depois de quebrados, ou sem utilidade, separados de suas baterias que são vendidas a uma empresa voltada para esse tipo de resíduo), essas atitudes geram não só benefícios ambientais como econômicos para esta empresa.

Enfatizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com