TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Salas Adequadas

Artigos Científicos: Salas Adequadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Diante do tema apresentado o grupo em primeiro instante observou que as figuras 2 e 3 seriam as mais adequadas, porém de acordo com estudos feitos no decorrer do bimestre chegamos à conclusão de que não há uma forma única e correta de organizar o espaço da sala de aula. O modo de como as carteiras e cadeiras estão dispostas podem influenciar no tempo de aprendizagem do aluno, por isso, devem ser flexíveis e podem variar de acordo com a necessidade do professor, bem como o agrupamento dos alunos, de maneira a proporcionar uma aprendizagem cooperativa.

O professor é quem vai analisar a organização do espaço da sala de aula, dependendo das suas atividades e de como pode melhor apresentar seu conteúdo. É necessário que a sala de aula seja um espaço acolhedor, bonito, agradável e que permita a interação entre professores e alunos, tornando mais prazerosa a convivência.

Embora as disposições das carteiras sejam diferentes elas estão interligadas tendo como foco a aprendizagem. Devemos considerar que a maneira de como o mobiliário está disposto está relacionado com objetivos distintos, favorecendo relações entre alunos e entre alunos e o professor.

De acordo com Zabalza (2001), o espaço poderá favorecer ou dificultar a aquisição de aprendizagens, revelando-se estimulante ou limitador em função do nível de coerência entre os objetivos e a dinâmica proposta para as atividades a realizar, ou em relação aos métodos de ensino e de aprendizagem caracterizadores do nosso modo de trabalhar.

Nessa concepção entendemos que para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e didáticas, deverá haver uma flexibilidade do espaço, onde os materiais poderão ser deslocados de acordo com a necessidade do professor e dos alunos buscando sempre a aprendizagem.

Referências:

http://www.academia.edu/3110200/A_organizacao_do_espaco_em_sala_da aula_e_suas_implicacoes_na_aprendizagem_cooperativa

ZABALZA, M. A. Didáctica da educação infantil . Rio Tinto: Edições ASA, 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com