TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Samuel Klein o rei do varejo

Artigo: Samuel Klein o rei do varejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo I

Para a maioria dos consumidores brasileiros, o dono da loja que se encontra mais variedades, Samuel Klein o rei do varejo. O dono das Casas Bahia é tudo isso e muito mais.

Nascido na Polônia, aos 11 anos Klein resolveu parar de estudar, pois a escola não lhe dava boas sensações, por ser judeu, era maltratado e discriminado. Aprendeu com o pai a profissão de marceneiro. Devido ás dificuldades financeiras da família, desenvolveu desde cedo sua vocação para o comércio. Revender mercadorias, ainda aos 12 anos, foi á maneira que ele descobriu de ganhar uns trocados extras. Quando os nazistas invadiram a Polônia, foi levado com o pai para Maidanek, o terceiro maior campo de extermínio dos judeus durante a segunda Guerra. A mãe e os irmãos mais novos foram levados para Treblinka.

Quando o exército vermelho da Rússia avançava sobre os nazistas para libertar a Polônia em 1944, Samuel Klein com outros prisioneiros foram levados rumo a Auschwitz. Como na havia mais trens, teriam de caminhar os 50 quilômetros a pé, em direção ao rio Vizla, o maior da Polônia, região de fronteira. Quando parou em vasto campo de trigo, a cinco quilômetros do rio que deveriam atravessar, Samuel decidiu colocar em ação um plano ousado, ao melhor estilo Hollywood. Talvez fosse sua ultima chance de sobreviver. Pediu licença a um dos soldados para fazer a necessidade fisiológica e embrenhou-se em meio á plantação. Com muito cuidado, foi se afastando em meio ao trigal, bastante alto naquela época. O dia inesquecível em sua vida era 22 de julho de 1944. É o próprio sobrevivente quem conta: ‘’Fui me escondendo e entrando no trigal cada vez mais. Não sei para onde estava indo, mas tinha a certeza de me afastar do grupo. ’’ A noite caiu e Samuel dormiu em meio á plantação. No dia seguinte ouviu cachorros latindo. O alivio foi grande quando se encontrou com poloneses cristãos que também se escondiam dos alemães. Estes poloneses lhe deram alimento e o ajudaram a fugir.

Capitulo II

Localizada em São Caetano SP, a primeira Casa Bahia foi comprada de Aarão Wasserman por Samuel Klein e reinaugurada em Novembro de 1957. Pode-se considerar que na época o nome Casas Bahia, era uma pequena estratégia de comunicação, pois este surgiu para agradar e homenagear o grande número de nordestinos que moravam na cidade de São Paulo. Quando tudo começou Samuel Klein dono das Casas Bahia não possuía departamento de marketing, mais com o decorrer do tempo Samuel Klein notou que era necessário, então chamou o funcionário João Elias para assumir este novo departamento e falou-lhe o seguinte: ‘’ não gosto de propaganda e não quero propaganda. Sua missão será me convencer que estou errado’’. Em 1970 optou-se por propagandas mais agressivas, desde então havia anúncios em rádio, televisão e jornal, além da impressão de um milhão de exemplares semanais de tabloide distribuído nos bairros de São Caetano. Em 1984, Samuel Klein decidiu para com a venda de porta em porta. Nesta época Samuel elogia João Elias: ‘’... Você mostrou e provou que é fundamental investir em propaganda’’. O espaço na mídia era e é usado para vender e não simplesmente como institucional. João apresentou a ideia de apostar no ‘’testemunhal’’, fechando contrato com grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com