TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento Rural E De Pequenas Comunidades

Exames: Saneamento Rural E De Pequenas Comunidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

No dia 28 de outubro, as 09h00min da manhã, os alunos do Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental turma TSA11, participaram de uma visita técnica, na Comunidade de Pedra Branca distrito do município de Itaituba estado do Pará. Acompanhados e orientados pelo professor Francisco José F. Rendeiro, os alunos realizaram várias entrevistas de campo com os moradores. Para isso, foi elaborado um questionário socioeconômico e ambiental englobando questões vistas em aulas teóricas, essa pesquisa realizada na comunidade ira colaborar bastante para o entendimento de vários fatores sociais e ambientais.

Este trabalho se propõe a analisar criticamente as condições de vida da comunidade no que diz respeito ao saneamento domiciliar, saúde pública e meio ambiente. Essa pesquisa surge como um recurso importante no processo de aprendizagem para se compreender a relação entre as informações obtidas em sala de aula e a realidade existente na área rural para melhor aproveitamento do conteúdo apresentado na Disciplina Saneamento Rural e de Pequenas Comunidades, tendo como objetivo principal nos familiarizar com os aspectos físicos e naturais e com as atividades humanas, percebendo assim a identidade da comunidade.

Para melhor entendimento do trabalho, o mesmo foi elaborado com base na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – PNDA/2009 e comparativos da realidade da comunidade Pedra Branca e a forma correta de promover saneamento básico em pequenas comunidades.

2. METODOLOGIA

Foi desenvolvido um questionário com perguntas relacionadas ao saneamento básico, como: água, lixo e esgoto e sua relação com a disseminação de doenças, o qual foi aplicado em diferentes moradias da comunidade. O questionário aplicado possuía perguntas que abordavam temáticas referentes à forma de moradia e renda, as fontes de água e tipo de tratamento domiciliar, despejos de dejetos sanitários e destinação dos resíduos sólidos, e principais problemas ambientais encontrados na comunidade, conforme questionário em anexo deste trabalho.

Os dados obtidos foram analisados e com base neles formulou-se este trabalho. Adotou-se a metodologia de entrevistas e observação por toda a comunidade auxiliada pelos próprios moradores da comunidade.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1. ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Conforme dados da pesquisa nacional por amostras de domicílios – PNAD/2009, apenas 32% dos domicílios nas áreas rurais do Brasil estão ligados a rede de abastecimento de água, com ou sem canalização interna. O restante da população 67,2% capta água em chafarizes e poços protegidos ou diretamente de cursos de água sem nenhum tratamento ou de outras fontes alternativas geralmente insalubres.

Tomada de água por sucção direta na fonte é a alternativa encontrada na comunidade de Pedra Branca este sistema é usado quando existe um rio (ou riacho, córrego, açude, barragem, represa ou lagoa) próximo e há necessidade de grande quantidade de água. A tomada de água por sucção é feita diretamente no rio com uma bomba e um mangote.

Em geral, a água é lançada até um reservatório ou caixa d'água da comunidade, de onde escoa por gravidade para os locais desejados. Esta forma abastecimento de água não esta sendo realizada de forma adequada, pois a captação é feita a jusante, a água é armazenada em uma caixa de 10 mil litros e distribuída por canalização para as moradias. Devido à falta de tratamento de água os moradores das residências entrevistada utilizam tratamento alternativo com o uso de hipoclorito e filtro biológico. Os moradores pagam uma taxa de 5 (cinco) reais para a manutenção da caixa d’água que é feita mensalmente e recebem hipoclorito uma vez por mês para tratamento da água.

3.2. ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Segundo PNDA/2009 somente 5,7% dos domicílios rurais possui coleta de esgoto ligada à rede geral, e 20,3% possuem fossa séptica, outras soluções são adotadas por 56,3%, muitas vezes inadequadas para o destino dos dejetos, como fossas rudimentares, valas, despejo do esgoto inatura diretamente nos cursos d’água.

Muitas são as doenças causadas por patogênicos existentes em excretas humanas, normalmente nas fezes, e muitas destas doenças estão relacionadas também com a água.

A alternativa encontrada para destinação dos dejetos na residência pesquisada foi à fossa seca que consiste basicamente numa escavação no solo com forma retangular, na qual as fezes são depositadas.

Já as águas residuárias e despejos de asseio são lançados em uma vala, funcionando como um sumidouro. Observamos também o fato de algumas residências despejarem suas águas residuárias em valas abertas que acabam chegando ao rio.

3.3. RESIDUOS SÓLIDOS

No que se refere aos serviços de coleta de resíduos sólidos, a PNDA/2009 constatou que 26,3% dos domicílios rurais recebem este tipo de serviço.

Os resíduos sólidos quando mal dispostos proporcionam a proliferação de vetores, os quais são responsáveis pela transmissão de uma infinidade de doenças. Em localidades sem coleta de lixo, a população pode ser instruída a dar uma destinação adequada aos resíduos, fazendo a sua separação e compostagem com a porção orgânica, o qual pode servir de adubo orgânico para hortas e jardins da comunidade.

De acordo com a pesquisa feita na comunidade podemos notar que disposição final dos resíduos e feita da seguinte forma, resíduos orgânicos são usados na alimentação de animais de pequeno porte ou adubação, e os resíduos sólidos não orgânicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com