TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Rural Em Pequenas Propriedades- Artigo

Casos: Contabilidade Rural Em Pequenas Propriedades- Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE RURAL

EM PEQUENAS EMPRESAS RURAIS

Alessandra Willers Godoi

RESUMO

A atividade rural vem apresentando cada vez maior importância no contexto socioeconômico, no entanto é um setor que apresenta características que o difere dos demais, como, por exemplo, a grande dependência das condições climáticas e sazonalidade da demanda (BATALHA et. AL., 2009), necessitando, assim, de um alto grau de planejamento, para que, quem vive deste setor, não seja surpreendido por dificuldades que possam surgir. Planejar é etapa fundamental na tomada de decisões estratégicas de uma empresa, pois, somente com um bom planejamento pode-se pensar no futuro e antecipar os problemas que possam existir. Numa empresa rural, por menor que ela seja não deve ser diferente, é necessário um bom planejamento para que a propriedade possa se manter competitiva perante o mercado.

Palavras-chave: Atividade rural, pequena propriedade, contabilidade, planejamento.

OBJETIVOS GERAIS

Este trabalho dedica-se ao estudo da importância do uso da contabilidade no desenvolvimento do agronegócio, inclusive nas pequenas propriedades rurais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar conceitos e definições inerentes às atividades contábeis e sua importância como instrumento de planejamento, acompanhamento, avaliação e controle das atividades exploradas na propriedade rural.

JUSTIFICATIVA

Atualmente em nossa região a maioria das propriedades rurais não utiliza serviços contábeis, o produtor rural ainda guarda em sua memória as informações e com o passar do tempo às esquece, esta pesquisa pretende mostrar que, na empresa rural, por menor que ela seja é necessário um controle eficiente para que as decisões administrativas permitam uma boa gestão.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para realizar o trabalho foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, entre outros, com destaque para a obra de Crepaldi: Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial, que foi a principal base bibliográfica utilizada.

INTRODUÇÃO

A contabilidade sempre foi conhecida por ter a capacidade de medir e informar com objetividade os resultados decorrentes do planejamento e sua execução. Na empresa rural por menor que ela seja é necessário um controle eficiente para que as decisões administrativas permitam uma boa gestão. No entanto, atualmente a maioria das propriedades rurais não utiliza serviços contábeis, não apuram adequadamente o lucro e consequentemente não conseguem analisar os resultados de suas atividades, através dos quais seria possível definir qual atividade é mais rentável e onde podem ser reduzidos os custos de produção.

Os produtores rurais encontram grande dificuldade em realizar uma separação entre os custos da atividade rural e os gastos residenciais da família e isso deixa bem evidente que poucos produtores consideram sua atividade como um empreendimento, confundindo-se, assim, os negócios com finanças pessoais. Dificilmente encontraremos uma propriedade que trabalhe somente com uma cultura e isto exige uma organização ainda maior, pois, o proprietário deve saber exatamente os custos, despesas e receitas referentes a cada atividade, identificando, assim, as que lhe trazem maior retorno.

CREPALDI (2009) afirma que no momento de escolha das culturas e criações que serão exploradas na propriedade, deve-se buscar o melhor aproveitamento da terra, benfeitorias, máquinas, implementos e mão-de-obra disponíveis. Para isso, são extremamente necessárias informações gerenciais capazes de apontar a rentabilidade da atividade produtiva, possibilitando, assim, uma otimização dos resultados obtidos e adequação das atividades com os objetivos que deseja alcançar.

A Contabilidade Rural também fornece informações sobre condições de expandir-se, sobre necessidades de reduzir custos ou despesas, necessidades de buscar recursos; tendo como característica e finalidade principal o planejamento. Vendo que as informações contábeis são de grande interesse dos investidores, bancos, fornecedores, financeiras, clientes e administradores das empresas rurais, estas dirão se o investimento é seguro e se há possibilidade de retorno rápido (CREPALDI, 2009).

O QUE É CONTABILIDADE

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de to-dos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio ad-ministrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus ad-ministradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patri-monial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins. A contabilidade rural é um ramo da contabilidade que estuda o Patrimônio rural. As empresas rurais apresentam características muito específicas em virtude do seu ramo de fatores como a sazonalidade e a especificidade de cada ramo de atividade rural. A exemplo, podemos citar as empresas que lidam com gado que apresentam um ciclo operacional geralmente maior que um ano. O exercício social de uma empresa rural é diferente do ano fiscal, pois a produção agro-pecuária, essencialmente, sazonal, concentra-se em determinado período do ano, que pode ser alguns dias ou meses, geralmente logo após a colheita na agricultura, ou após o nascimento dos bezerros na pecuária, já o ano fiscal abrange o período de doze meses e normalmente é encerrado em 31/12 de cada ano, coincidindo com o ano civil.

FINALIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com