TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Ambiental

Dissertações: Saude Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde Ambiental trata, em síntese, de políticas públicas que interrelacionam estas duas importantes áreas: saúde e meio ambiente. Mas, sobre isto, já escrevi em texto anterior. Na prática, Saúde Ambiental trata de que ações concretas?

Isto foi definido pelo poder público, em especial pelo Ministério da Saúde, com a criação da Vigilância em Saúde Ambiental (VAS), que é o conjunto de ações que permitem conhecer e detectar qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Em linguagem direta, significa a atenção para com os seguintes fatores ambientais: água, ar, solos desastres naturais, substâncias químicas, acidentes com produtos perigosos, fatores físicos e ambiente do trabalho.

A abordagem de qualquer destes fatores ambientais leva a constatações preocupantes. Poderia abordar, aqui, qualquer dos fatores citados. Nesta época do ano uma grande preocupação existe com os desastres naturais. São as enchentes, as inundações, as quedas de barreiras, os deslizamentos de terra, entre tantos outros eventos ligados a este tema. Todos com repetitivos resultados trágicos para a saúde da população. É praticamente uma crônica de morte anunciada: enchentes em São Paulo provocam caos no trânsito e mortes; deslizamentos provocam mortes no interior de Minas Gerais; Nova Iguaçú tem vítimas fatais; Juiz de Fora tem morte causada por soterramento após chuvas intensa; Ponte Nova sofre mais uma vez com as enchentes... Sem se esquecer dos trágicos eventos de Santa Catarina. E isto não ocorre somente no emergente Brasil.

Estes fatos contextualizam importantes reflexões: qual o futuro de nossas cidades com o processo intenso e progressivo de "encaixotamento" de nossos cursos d'água? O que podemos ter no futuro com a combinação temerária de canalização de córregos, ribeirões e rios com a crescente impermeabilização das áreas urbanas? A construção de "piscinões" nos rios e córregos das grandes cidades, para conter as águas das chuvas vai resolver o problema? Qual a política pública para a ocupação de encostas perigosas? Taí um bom tema para reflexão de início de ano!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com