TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Ambiental Uff

Ensaios: Saúde Ambiental Uff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

SAÚDE AMBIENTAL

Na visão antropocêntrica de saúde, o homem é o foco principal e, este deve estar seguro diante dos riscos ambientais. Já na visão ecocêntrica, a saúde está diretamente ligada com os limites de proteção para os ecossistemas. Logo, a Saúde Ambiental pode ser abordada em duas dimensões. Partindo do princípio de que a saúde do homem depende diretamente da boa saúde do meio ambiente, esses dois pontos de vista devem andar juntos, tornando possível então, estabelecer o conceito de Saúde Ambiental.

A Saúde Ambiental pode ser definida como uma estratégia de ação ambiental, que reconhece o direito do homem de viver em um ambiente adequado e saudável, tendo como objetivo reconhecer os riscos ambientais em relação a saúde do ser humano. Ao mesmo tempo, deve definir as responsabilidades e deveres do homem em relação ao ambiente em que está inserido, para que este esteja sempre nas melhores condições possíveis. Manter o homem e o meio ambiente no mesmo patamar, é garantir que a Saúde Ambiental venha funcionar.

A relação de saúde e ambiente é um campo que abrange uma infinidade de abordagens, sendo elas interdisciplinares. Sabe-se que o ambiente é modificado por processos conduzidos pela sociedade por meio das tecnologias e técnicas com as quais os seres humanos lidam com a natureza. São esses ambientes que podem gerar situações de risco para qualidade de vida e saúde dos homens.

É papel da Saúde Ambiental avaliar, reduzir, corrigir e prevenir fatores que possam afetar a saúde das gerações presentes e futuras. Os problemas ambientais desencadeiam em impactos na saúde humana. Cabe a Saúde Ambiental criar medidas que promovam o bem estar do ambiente como, cuidar de vetores, reservatórios e hospedeiros, ar, solo, água para consumo, contaminantes ambientais, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, fatores físicos e ambiente de trabalho, evitando qualquer risco a saúde humana.

É importante pensar na complexidade das situações ambientais e dos problemas relacionados à elas. Avaliar os indivíduos, suas relações entre si e com a natureza e a maneira que constroem suas vidas, faz parte da compreensão do papel, do dever e dos direitos dos seres humanos e do meio ambiente. A percepção desse movimento é o que permite uma intervenção eficaz em situações de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com