TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Bucal

Artigos Científicos: Saúde Bucal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

A cárie é a proliferação de bactérias na boca ( Streptococcus mutans) que acabam afetando os dentes.

Por que ocorre : Pela associação de dois fatores: excesso de alimentos que prejudicam os dentes e falta de higiene bucal. Assim, se a pessoa está acostumada a comer alimentos que contém muito açúcar, por exemplo, efica sem escovar os dentes, os restos desses alimentos servirãopara que as bactérias, naturalmente em pequeno número, na boca, sem nos prejudicar, se reproduzam mais facilmente e acabem atacando, também, nossos dentes.

Como acontece: Visto que a cárie é a proliferação de bactérias, um ambiente umido e doce é propicio para sua proliferação.

Alimentação saudavel protege os dentes:

Alimentos : Além do cálcio(,encontrado no leite, iogurte, queijos) os minerais necessários para a formação do esmalte dentário são o fósforo (presente em grande quantidade na carne, peixe e ovos) e o magnésio (encontrado nos cereais integrais, na beterraba, no espinafre e na banana). As frutas e vegetais cor de laranja e as hortaliças verde-escuras são boa fonte de beta-caroteno que também ajudam a construir ossos e dentes fortes.

Aliemntos ricos em açucar: doces , balas, gorduras são chamados : cariogênicos, ou seja, provocam cáries e devem ser evitados. Ao contrário, existem os alimentos não-cariogênicos, que são aqueles que agem como detergente, facilitando a higiene bucal.

Alimentos específicos:

1 – Maçã: a fruta é doce, mas não grudenta. Além disso, aumenta o fluxo de saliva, que é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva.

2 – Cenoura: legumes crocantes limpam e estimulam a gengiva, ajudando a eliminar as partícular alimentares. Fora isso, alimentos ricos em fibras( como abacate, feijão, arroz integral, brocolis, ervilha), têm um efeito de limpeza e estimulam o fluxo de saliva, eliminando as bactérias e mantendo a boca hidratada.

3 – Queijo: um pedaço pequeno de queijo consistente faz bem para os dentes. O alimento tem cálcio e outros minerais, fortalecendo os dentes. Ele também produz saliva, o que neutralia o nível do pH na boca. Isso significa que boca fica menos ácida e, portanto, menos propensa à deterioração dos dentes.

4 – Chocolate amargo: pesquisadores descobriram que extrato de cacau é melhor para a proteção dos dentes do que o flúor. Uma substância chamada teobromina ajuda a enrijecer o esmalte dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à deterioração.

5 – Cebola: o alimento contém compostos antibacterianos poderosos para o combate de cárie.

6 – Uva-passa: contém ácido oleanólico, um fitonutriente que inibi o crescimento de bactéras orais, que desencadear cáries e problemas na gengiva.

7- Beber àgua durante o dia, além de ajudar retirar restos de alimentos pela circulação favorece a formação de saliva que tem substância que dificultam a proliferação de bactéria na boca.

Explicação: Uma alimentação saudável ou seja balanceada, tendo como base a piramide alimentar, protege os dentes de maneira completa, fortalecendo o dentes e gengivas e ainda mantendo uma ambiente que dificulta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com