TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Segurança

Pesquisas Acadêmicas: Saúde E Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA (UNIDERP)

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE PORANGATU

CST EM RECURSOS HUMANOS

3ª SÉRIE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO COM INDICAÇÕES DE AÇÕES RELATIVAS À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PARA UM EMPREENDIMENTO

Análise em uma empresa do ramo varejista supermercado

Porangatu/GO

Maio/2014

Célio Hercules Andrade dos Santos – 414088

Lucia Helena Ferreira – 414091

João Paulo Américo dos Santos – 407172

Rafael Nunes Viana da Silva – 407535

Thiago Rodrigues Rios – 414631

Vanyelle Rios – 427413

Douglas Henrique -421818

ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO COM INDICAÇÕES DE AÇÕES RELATIVAS À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PARA UM EMPREENDIMENTO

Análise em uma empresa do ramo varejista supermercado

Desafio Profissional apresentado à disciplina de 3ª Série Saúde e Segurança do Trabalho como requisito parcial de avaliação bimestral, sobre orientação do tutor: Alciano Guimarães.

Porangatu/GO

Maio/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1 4

PASSOS (1, 2 e 3) 4

CONCEITO DE ACIDENTE DE TRABALHO 4

PASSO 4 5

O QUE O EMPREENDEDOR DEVE FAZER PARA EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO EM SUA PIZZARIA 5

ETAPA 2 5

PASSOS (1, 2 e 3) 5

PLANO DE AÇÃO COM AÇÕES DE PREVENÇÃO LIGADAS AOS ITENS DE SEGURANÇA DO TRABALHO 5

ETAPA 3 10

PASSOS (1 e 2) 10

SUGESTÕES 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

As empresas brasileiras devem incluir em seus principais objetivos a segurança do trabalho e trabalhar junto com os empregados fiscalizando se os mesmos estão cumprindo as normas de segurança para que assim possa ser evitado qualquer tipo de acidente de trabalho. A empresa deve estar comprometida com seus funcionários com a segurança no trabalho, pois assim estarão comprometidos com o desenvolvimento da empresa e com a qualidade de vida dos funcionários.

Atualmente os trabalhadores tem buscado trabalhar em locais que lhes forneçam segurança e apoio. Contudo, a empresa deve ser rigorosa nos cuidados e atenções em relação ao trabalhador e sua saúde.

Compreender a leis que amparam os trabalhadores é de suma importância para que assim seja possível desenvolver um estudo de maior qualidade. Pensando nisso é que a equipe se propôs a estudar sobre as Leis e Normas que regulamentam o trabalho e os direitos do empregado em relação a sua segurança no trabalho.

A partir do desafio de elaborar um relatório onde fosse descrito o que deve ser feito no empreendimento com relação à saúde e segurança no trabalho, antes de ser aberto ao público é que foi possível abrir um leque de discussão entre a equipe e assim compreender as exigências a ser obedecida para abrir um local de trabalho, especificamente uma pizzaria.

Para isso foi elaborado um relatório com indicações de ações relativas à saúde e segurança no trabalho para um empreendimento.

ETAPA 1

PASSOS (1, 2 e 3)

CONCEITO DE ACIDENTE DE TRABALHO

De acordo com Pantaleão (2014) o conceito de acidente de trabalho está relacionado ao acidente que ocorre com o empregado no exercício de atividade estando a serviço da empresa, cujo pode vir provocar uma lesão corporal ou uma perturbação funcional, ou ás vezes pode causar até mesmo a morte, a perda ou mesmo a redução de forma permanente ou temporária da capacidade para o trabalho desse empregado. O acidente de trabalho pode ser ocasionado por duas causas, o ato inseguro e a condição insegura.

O ato inseguro está direcionado aos atos praticados pelos homens totalmente contraditórios as normas de segurança. São atos pensados que acarretam consequências pela falta de segurança praticada pelo próprio trabalhador.

Pantaleão (2014) salienta que o ato inseguro pode ser comprovado quando há culpa do empregado em executar as tarefas ou manusear os equipamentos sem os cuidados necessários, mesmo recebendo orientações e treinamentos, ou a culpa do próprio empregador que deixa de observar as normas de segurança exigidas e acaba estafando o empregado, levando-o ao desgaste físico e mental, proporcionando o acidente de trabalho.

A condição insegura é aquela oferecida pelo próprio ambiente de trabalho, a qual fornece riscos e perigos. Dessa forma é nítido que ao eliminar o ato inseguro e as condições inseguras reduzem-se os acidentes de trabalho.

Analisando os riscos oferecidos pelos acidentes de trabalho, percebe-se que todos os profissionais que atuam numa empresa correm riscos, contudo, em uma pizzaria os profissionais que mais correm riscos de sofrer algum tipo de acidente de trabalho são os pizzaolos, estes por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com