TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho I

Por:   •  18/8/2019  •  Abstract  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina:

Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho I

Avaliação:

Avaliação II - Individual Semipresencial

Prova Objetiva:

1.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) foi instituído pela Norma Regulamentadora (NR 07) e introduziu um "olhar coletivo" nos procedimentos da inspeção do trabalho na área da segurança e saúde, dando ênfase às questões incidentes não somente sobre o indivíduo (abordagem clínica), mas também sobre a coletividade de trabalhadores (abordagem epidemiológica), privilegiando o instrumental clínico epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho. Quanto às ações que o médico deve preconizar no PCMSO para que os objetivos sejam alcançados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( v  ) Faz-se necessário conhecer as condições ambientais de trabalho, inclusive os processos, para que seja possível a identificação dos riscos e as peculiaridades que as atividades laborais exigem.
(  f  ) Não é papel do médico fazer recomendações ao empregador quanto a ações de prevenção técnicas e administrativas.
(   v ) Os trabalhadores devem receber educação e capacitação quanto aos fatores de riscos que estão expostos no desenvolvimento de suas atividades laborais, objetivando a sua colaboração ativa no processo de controle ou eliminação desses riscos e promoção da sua saúde.
(   f ) Os exames médicos ocupacionais não são considerados no contexto da prevenção, visto que eles demonstram o estado momentâneo do trabalhador, não servindo para demonstrar a real situação da saúde dos trabalhadores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2015.

[pic 1] a)

F - F - V - F.

[pic 2] b)

V - F - V - F.

[pic 3] c)

V - V - V - F.

[pic 4] d)

F - V - F - V.

 

 

2.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças infecciosas cuja principal forma de transmissão é pelo contato sexual. Apesar de ser um assunto tratado na área da saúde, faz-se necessária sua abordagem no campo da saúde do trabalhador, sendo tema essencial na SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, organizada pelo profissional da área de segurança do trabalho. Sobre as DSTs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( v   ) Um fator que contribui significativamente para o aumento do número de casos de doenças sexualmente transmissíveis é a substituição do uso de camisinha (condom) - que oferece alguma proteção - por pílulas e diafragmas como métodos anticonceptivos.
(v    ) Apesar das doenças venéreas se manifestarem na genitália externa, elas podem atingir a próstata, o útero, os testículos e outros órgãos internos.
(   f ) Algumas das infecções causadas pelas doenças sexualmente transmissíveis causam apenas uma irritação local, coceira e uma leve dor. Assim, a gonorreia e a clamídia não causam infertilidade em mulheres.
(  f  ) A AIDS somente pode ser transmitida através do contato sexual.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

[pic 5] a)

V - V - F - F.

[pic 6] b)

F - V - F - V.

[pic 7] c)

F - F - V - V.

[pic 8] d)

V - F - V - F.

 

 

3.

A doença depressão pode estar associada à exposição a algumas substâncias tóxicas. Sobre as substâncias cuja exposição intensa podem causar ou agravar a problemas de depressão nos trabalhadores, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:

(   v ) Chumbo, manganês.
(   f ) Zinco e silício.
(   f ) Ítrio e cobalto.
(   v ) Mercúrio e tolueno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

[pic 9] a)

V - F - F - F.

[pic 10] b)

V - F - F - V.

[pic 11] c)

F - F - V - V.

[pic 12] d)

V - V - V - F.

 

 

4.

O acidente vascular cerebral ou derrame cerebral ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Caso ocorra de um trabalhador ter um AVC, o que deve ser feito? Com base nos procedimentos a serem realizados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(   v ) Deixar a pessoa em repouso, não ingerir qualquer tipo de alimento e medicação, aguardar a chegada de um médico que prestará os primeiros socorros e estabelecerá um diagnóstico.
( f   ) Colocar a pessoa no carro da empresa e levar ao hospital mais próximo da empresa, mantendo-o acordado.
(  f  ) Chamar o diretor da empresa, fazer os primeiros atendimentos, oferendo água, caso o paciente solicite.
(    ) Realizar respiração boca a boca, e encaminhar o paciente ao pronto atendimento mais próximo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com