TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Pública

Artigos Científicos: Saúde Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

1- Explique a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.

Resposta: Para entender melhor a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado precisamos buscar um ponto de equilíbrio entre eles, simbolicamente o estado está do lado esquerdo e o mercado do lado direito e o pêndulo por sua vez seria a sociedade oscilando de acordo com a necessidade.

É simples e lógico, quando o pêndulo se direciona para o Mercado significa que a sociedade está em busca de questões produtivas e econômicas, quando inclina para o Estado significa que a sociedade assume a responsabilidade de oferecer serviços que automaticamente não serão lucrativos.

Um exemplo simples da dinâmica pendular seria o Sistema Único de Saúde e a Saúde Privada no Brasil nos tempos atuais, a sociedade (pêndulo) oscila para o Estado (Sistema Único de Saúde) em busca do bem estar, quando isso não acontece como o esperado à sociedade inclina para a Saúde Privada (Mercado) em busca de uma intervenção para uma melhoria, como forma de corrigir as falhas do Estado. E assim sucessivamente, a sociedade vai constantemente nesse fluxo pendular até encontrar o bem estar.

2 – Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.

Resposta: A dinâmica espiral engloba o Estado e o Mercado ao mesmo tempo, não oscilando igual à dinâmica pendular. Vou utilizar o mesmo exemplo da questão anterior, mas com a visão da dinâmica espiral. Imaginamos o Sistema Único de Saúde e a Saúde Privada no Brasil na atualidade, na dinâmica pendular tem a oportunidade de oscilar (para o Mercado – Saúde Privada) procurando a melhoria. Já na dinâmica espiral isso não é possível, pois eles estão juntos, num mesmo fluxo, sendo assim não iria prevalecer o bem estar só para uma determinada classe.

3 - Explique a diferença entre a dinâmica pendular e a dinâmica espiral.

Resposta: Como já citado nas questões anteriores, a dinâmica pendular é um pêndulo onde oscila de acordo com a necessidade de cada momento, oscila ora para o Estado (esquerda) e ora para o Mercado (direita), lembrando que o pêndulo simbolicamente é a sociedade. O autor defende a ideia que o pêndulo nunca volta exatamente para o mesmo lugar (Estado/mercado). E a dinâmica espiral engloba ao mesmo tempo o Estado e o Mercado, onde constantemente se renovam na mesma localização, não tem a possibilidade de voltar para o ponto de partida como a dinâmica pendular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com