TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Renovada

Monografias: Saúde Renovada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

ntrodução

Segundo estudo realizado pelo American College of Sports Medicine em 2012 com referencia de dados do Brasil, E.U.A., Grã-Bretanha, China e Índia constatou-se que os níveis de sedentarismo estão numa crescente, e, podem em 2030 abreviar a expectativa de vida dos jovens de hoje em até cinco anos, fazendo com que vivam menos que seus pais (DEIRA; PROENÇA, 2012).

Considerando os atuais índices de sedentarismo e suas respectivas consequências na saúde da população e ao se observar o comportamento do indivíduo sedentário, nota-se que grande parte destes comportamentos são adquiridos na idade infantojuvenil.

Desse modo, surge uma problemática quanto ao papel da Educação Física, nos seus diferentes campos de atuação, como parques, academias, clubes, condomínios, entre outros. Nessa direção, a pesquisa teve como problemática algumas questões: Quais são as aptidões físicas que influenciam diretamente na saúde do indivíduo e devem receber maior atenção para a manutenção de uma vida saudável e, ainda, como educar a população para um estilo de vida mais ativo, preventivo e, portanto, mais consciente das implicações de uma vida sedentária?

Levando-se em conta que um dos objetivos da Educação Física é a educação para a saúde (NAHAS, BARROS E FRANCALACCI 2000) essa pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta fundamentada na abordagem da Saúde Renovada, buscando desenvolver através de uma multifatoriedade e multidisciplinaridade estratégias e intervenções que acenem para uma educação para saúde por meio da atividade física, nutrição, comportamento preventivo, relacionamentos e controle do estresse, pois esses cinco fatores formam o pentáculo do bem estar fundamentado pelos três autores citados.

Sedentarismo e sua influência na sociedade atual

A relação entre atividade física, saúde e os problemas causados pelo sedentarismo estão cada vez mais inequívocos no cotidiano social, nesse aspecto, é crucial que se tenha um estilo de vida ativo já nas primeiras décadas da vida, pois é sabido que muitos dos hábitos adquiridos nesta época são levados pelo resto da vida.

Na atualidade, os jovens estão cada vez menos condicionados fisicamente e parte desta culpa se deve ao avanço tecnológico que, em função de uma mecanização, observa e acha soluções simples para o cotidiano, facilitando tarefas que antes necessitariam esforço físico para que fossem executadas. Isto é notado claramente quando precocemente a criança ou adolescente substitui atividades físicas pelas novidades eletrônicas (MARANI; OLIVEIRA; GUEDES, 2006).

O estilo de vida considerado pouco saudável com diminuição de atividade física e aumento do sedentarismo está correlacionado ao aumento e manutenção do sobrepeso.

Saúde

Ao pensar no fenômeno saúde, há, naturalmente, uma complexa que entrelaça o tema, mas, torna-se emergente que a saúde deve ser compreendida para além das questões biológicas. O importante é superar o conceito restrito que o termo saúde carrega. Saúde, não é simplesmente a ausência de doenças ou enfermidades e sim um conjunto de fatores como o psicológico, físico e social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com