TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secretário profissional

Relatório de pesquisa: Secretário profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

1. APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA

1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O profissional secretário é de extrema importância para qualquer empresa, instituição, departamento, entre outros. Pois é este profissional quem administra, organiza, planeja, auxilia, assessora e dá o suporte básico para o sucessos de inúmeras atividades e ações. Essa é uma profissão que está em constante evolução e é necessário que o profissional secretário esteja sempre atualizado.

Há muitos anos que o secretário é visto somente como aquele que realiza funções simples como: atender a telefonemas, servir café, redigir um ou outro documento, organizar a agenda. Sendo de relevância deste profissional a aparência e o sexo predominantemente feminino. Estes são alguns mitos do profissional secretário que devem ser esclarecidos para melhor reconhecimento deste profissional.

Este projeto de pesquisa mostrará a realidade do profissional em secretariado e o modo como a sociedade, os empresários e até mesmo o próprio profissional encaram esta profissão nas empresas privadas da cidade de Boa Vista - RR, onde é necessária a presença de um secretário.

1.2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Observa-se através de programas televisivos, filmes, novelas, revistas e livros que o profissional em secretariado é quase sempre apresentado com uma imagem equivocada de que este serve apenas para execução de atividades simplórias como, servir café, cuidar das atividades pessoais do chefe, não ter uma horário de trabalho fixo, além de ser uma profissão exclusivamente feminina. O que queremos pesquisar é por que a sociedade tem essa visão equivocada quanto aoprofissional secretário?

1.3. JUSTIFICATIVA

“É um mito, e esperamos que pouca gente ainda acredite que ‘qualquer pessoa pode ser secretária. Basta ser capaz de atender ao telefone e digitar’.” (LINKEMER, 1999, p. 18). É lastimável, mas nos dias atuais com tanta informação e conhecimento ao alcance de todos ainda existem pessoas acreditam nesse mito.

Secretária! Tantas histórias e estórias a respeito. Comentários, motivo de inspiração de músicos, de poetas e também de chefes e patrões. Bonita, sensual, bem vestida, perfumada, disponível... Mas isso é coisa do passado! A secretária convencional de gestos leves, fala mansa, sempre às voltas com a datilografia, atendendo ao telefone, anotando recados, cuidando da agenda do chefe, está em processo de extinção. (MEDEIROS, 2006, p. 355).

Immanuel Kant, grande filósofo, afirma, em seu artigo “O que é Esclarecimento?” que todos podem alcançar esclarecimento sobre qualquer assunto, então o queremos é levar o esclarecimento a respeito da profissão de secretário à sociedade, ao próprio profissional, e até mesmo aos estudantes do curso técnico e superior de Secretariado, para que eles tenham uma base através desta pesquisa, para que possamos, mesmo que minimamente, desmistificar esta profissão.

O estudo sobre o profissional em secretariado no que se refere à mitificação desta profissão tem valor estimado tanto no âmbito acadêmico quanto no social, pois pesquisará as causas e consequências deste preconceito procurando assim apontar os motivos que levam a esta visão equivocada e por fim encontrar alternativas que possam solucionar os problemas que este trazpara a profissão.

1.4. OBJETIVOS

1.4.1. Objetivo Geral

Analisar as causas da mitificação quanto ao profissional secretário nas empresas privadas de Boa Vista - RR.

1.4.2. Objetivos Específicos

 Conhecer os autores que discutem sobre a mitificação do profissional secretário.

 Identificar o perfil do profissional.

 Questionar os motivos desta mitificação atualmente.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. ORIGEM DA PROFISSÃO

De acordo com informações obtidas no site www.sinsesp.com.br/.../180-a-saga-dasos-secretariasos a origem da palavra secretário vem do Latim secretarium que significa lugar retirado, conselho privado. Também temos secretum que significa: lugar retirado, retiro, solidão, audiência secreta, particular, segredo, mistério.

A origem do Secretariado remota à Dinastia Macedônica, na época em que Alexandre Magno passou a reinar. Alexandre Magno cercava-se de secretários, que serviam tanto na composição de seus exércitos, defendendo os interesses de seu Imperador, quanto nos registros escritos dos grandes feitos do conquistador macedônico.

Quando o Império Romano atingiu o seu ápice, os Secretários trocaram as suas espadas pelos deveres de simples escribas. Porém os Secretários, em sua maioria, eram escravos e suas condições de trabalho estavam longe de serem as ideais. Na Idade Média viram-se os secretários novamente obrigados a lidar tanto com a espada como com a pena. No entanto um grupo de escribas começou a combater astuciosamente este sistema, adotando o hábito de monges. Assim sendo, em meados do século XIV, 70% da classe Secretarial originava-se dos monastérios, fato estenada surpreendente, pois naquela época os Secretários eram todos homens.

As mulheres só surgiram no cenário como Secretárias, quando Napoleão Bonaparte levou uma a fim de registrar os detalhes das batalhas, a cada uma de suas campanhas. Foi o comércio americano que recebeu o primeiro ataque da Secretária, onde em 1877, uma mulher anunciou que era a nova Secretária do Executivo. Deu-se, então o primeiro passo para a emancipação feminina.

Por volta de 1902, havia cerca de 50.000 Secretárias mulheres e isto provocou uma série de alterações nos escritórios. O relegado lavatório brilhava, o tão inestético cuspidor desapareceu misteriosamente, surgiram cortinas nas janelas e muitas foram as blasfêmias engolidas pelos Executivos enrubescidos. Por todo país as mulheres invadiram os escritórios e fincaram seus pés nas posições conquistadas.

Um fato que influenciou o aumento numérico de Secretárias foi o salário mais baixo em relação ao homem. Entretanto, por volta de 1911, já havia mulheres suficientes no ramo, para se reunirem e reivindicarem salários mais altos, melhores condições de trabalho e outros benefícios.

O maior benefício resultou em utilizar-se o escritório como um feliz campo a caça de homens elegíveis para futuros maridos. Este foi um choque enorme aos homens americanos. Se eles não estavam mais a salvo nos escritórios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com