TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Jean Patrick Rizoti Premiani

PROFESSOR: Jacir Menegat

COMPONENTE: Auditorias de Qualidade

ATIVIDADE Nº: 5

POLO: Ribeirão Preto / SP

LOCAL E DATA: 17/02/2019

Atividade da semana 5 - A importância da auditoria interna no processo de gestão das organizações em um ambiente globalizado e cada vez mais competitivo

1 - Considere a seguinte situação:

 O gestor da organização “X”, prestadora de serviços financeiros, identificou graves erros de omissão de registros de dados e lançamentos de valores contábeis diferentes dos reais.

Com base na leitura do artigo, descreva o tipo de auditoria (interna ou externa) que melhor se adequa a uma empresa prestadora de serviços financeiros que apresente os problemas relatados acima. Justifique a sua resposta explicando o motivo pelo qual você acredita que uma auditoria interna ou externa seja a mais adequada para a verificação dessas inconformidades.

O melhor tipo de auditoria para essa organização seria a Auditoria Externa. Como há omissão de registro de dados e de lançamentos de valores contábeis diferentes dos reais pode ser que esteja ocorrendo uma mistura de profissionalismo com amizade entre os funcionários dentro do ambiente de trabalho. Com isso as chances de ocorrer um “tudo bem, deixa pra lá” ou afins é muito grande. Com a auditoria externa a avaliação seria mais rígida e criteriosa, além de ser realizada de forma neutra, sem que haja envolvimento entre o auditor e o auditado. Além disso, o auditor externo vai buscar cumprir com as normas estabelecidas para a auditoria, podendo parar a auditoria caso não seja fornecido informações (seja dados, tabelas, etc.) solicitadas.

2 - Qual é a importância de um processo de auditoria em organizações que estão diretamente relacionadas a um ambiente cada vez mais competitivo, conforme relatado no texto.

Conforme dito no o texto a auditoria gera confiança e é um norte para a empresa, de como está o seu patrimônio, seus investimentos, criando uma transparência de como andam as partes contábeis da empresa. Além disso é possível analisar onde estão as não conformidades, podendo estas serem corrigidas.

Com essas correções a empresa poderá fazer maiores investimentos, sempre sabendo para onde está indo os seus recursos, podendo tomar providências em casos necessários, buscando sempre a melhoria e certificação. Com isso seus clientes também terão maior confiança nos serviços prestados pela empresa. Tomando como base o que foi citado acima e no texto podemos observar que com as providencias e a certificação são um caminho para o crescimento da empresa, a tornando mais desejável e forte no mercado.

3 - Apresente o perfil profissional do auditor de uma empresa de serviços financeiros para que o mesmo possa desenvolver uma auditoria de qualidade eficiente. Você poderá realizar pesquisas complementares com o intuito de enriquecer a sua tarefa, orientando-se para a busca da excelência.

O auditor acima de tudo deve ser uma pessoa íntegra, honesto, imparcial, saber se comportar durante a auditoria, ser confiável, ser claro e comunicativo. Deve ser sigiloso, pois os dados da auditoria são de responsabilidade empresarial. Precisa estar atualizado com o mercado de atuação para exercer com competência o seu trabalho. Por fim o auditor deve buscar ser amigável, e mostrar que está fazendo a auditoria para acrescentar e fazer a empresa crescer, sendo aberto a conversa, porém sabendo ser neutro para não interferir na sua avaliação final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com