TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranca do trabalho

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Polígono de Ensino

Trabalho de Conclusão de Curso

Abatedor

Nomes:

Adelvana Barbosa

Almir Ramos

Denis Rodrigo

Denise Sousa

Larissa Ângulo

Vanessa Estevan

Verônica Silva

Wander Valentim

Nº:

01

04

30

09

15

23

25

28

Novembro de 2013

33SA

Folha de rosto

Sumário

Introdução

O Abatedor de Aves é um profissional que sempre existiu, nos tempos antigos o caçador tinha a função de matar os animais e trazê-los para vender ou para alimentar sua família. Começou-se a pensar num local especifico para o abate assim que a sociedade se urbanizou  e extinguiu-se a pratica da caça em várias regiões.

Os primeiros abatedouros eram lugares sem nenhuma política de higiene e cuidados com a saúde dos consumidores e trabalhadores, mas a partir da modernização dos abatedouros com o uso de Amônia para a refrigeração, estudos de microorganismos para melhorar a higiene e limpeza dos locais de abate, e novas legislações específicas para este local de trabalho e profissionais do ramo, vemos a evolução deste segmento e também como o Brasil tem se tornado a alguns anos um dos maiores produtores e importadores de carne no mundo.

A nossa intenção como Técnicos em Segurança do Trabalho encolhendo este tema, é mostrar através do nosso Trabalho de Conclusão de Curso, todos os riscos e perigos constantes do profissional Abatedor de Aves, assim como suas melhorias, pretendendo fazer cumprir o dever que todo trabalhador tem de executar sua atividade em um ambiente seguro protegendo-se de todos os riscos do seu ambiente de trabalho  e da sua função.

Desenvolvimento

Conclusão

Neste trabalho nossa intenção foi apresentar a todos um ambiente de trabalho pouco conhecido pela maioria das pessoas, um local que pode influenciar diretamente na nossa saúde, pois a carne é um alimento que está todos os dias em nossas refeições, e por isso merece atenção quando se trata do modo como ela chega a nossas casas, e como é feito o processo de abate, tratamento, sangria e transporte deste produto.

Entendemos que o ramo de abatedouros é cheio de riscos principalmente biológicos, e que todos os profissionais deste ramos devem conhecê-los para saber como se proteger de possíveis doenças ocasionadas pelo seu local de trabalho e função exercida no mesmo. O profissional de segurança atuante neste ramo deve sempre estar comprometido em alertar, orientar, e usar todos os métodos possíveis pra promover saúde e segurança para os trabalhadores e pessoas neste local.

Sabemos que ainda existem locais com condições de trabalho, higiene e segurança totalmente precários, mas com o empenho de todos, a ajuda das leis, da Norma Regulamentadora Nº36 da Portaria 3214/78 e a fiscalização poderemos minimizar o índice de frigoríficos, abatedouros e outros ambientes de trabalho clandestino onde atua o abatedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com