TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude E Seguranca Trabalho

Ensaios: Saude E Seguranca Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO DO SUL

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATPS SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Ana Paula Ferraz Fagundes RA: 7536616368

Derli Rodrigues de Jesus RA: 9978023721

Janaína Aparecida dos Anjos RA: 9978019788

Rosana Aparecida Monteiro Marques RA: 7162526779

Sandra Regina Moreira Costa RA: 9978019774

Suzana Marchiori de Souza RA: 1299777521

Raquel Batista Pedrosa RA: 6316192986

Isabel Cristina Santos de Camargo RA: 8520917694

Tutor: Rosangela Ferreira Belo

São Caetano do Sul

2014

Etapa 1

Introdução.

Saúde e Segurança no Trabalho. 

A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. 

A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho. 

A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorrem nas organizações. Envolvem riscos os trabalhos noturnos ou turnos, temperaturas extremas - que geram desde fadiga crônica até incapacidade laboral.

Um ambiente de trabalho com temperatura e umidade inadequadas é considerado doentio. Por isso, o funcionário deve usar roupas adequadas para se proteger do que “enfrenta” no dia-a-dia corporativo. O mesmo ocorre com a umidade. Já o ruído provoca perca da audição e quanto maior o tempo de exposição a ele maior o grau da perda da capacidade auditiva.

A segurança do trabalho é essencial para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e evitar sofrimento e perdas, tanto financeiras quanto de produtividade e de imagem empresarial. Oferecer condições de trabalho seguro, manter ambientes e materiais organizados, estabelecer métodos e procedimentos de trabalho e dispor de medidas de proteção para os riscos específicos, geram economia de materiais e de horas trabalhadas, aumento da produtividade e redução dos custos.  A empresa determina as condições de trabalho e, portanto, os riscos a que o colaborador ficará exposto. Dessa maneira, é responsável pela prevenção e deve dotar recursos para tal, estabelecer responsabilidades e realizar ações de gestão de riscos e integração preventiva em todos os níveis. 

A Filosofia preventiva, prevista na lei sobre Higiene e Segurança no Trabalho visa à obtenção de níveis elevados de segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores em cada local de trabalho, reduzindo ou eliminando os riscos de Acidente, o mais possível.

Etapa 2

Concluímos que todos os itens citados no passo 2, estão relacionados às instalações e profissões do restaurante, sendo necessário um plano de ação para todos eles.

Plano de Ação é o planejamento de ações necessárias para primeiramente prevenir e em seguida diminuir os acidentes de trabalho, zelando pela segurança e bem estar dos funcionários.

Segurança em Eletricidade

Todo serviço que envolve eletricidade pode causar acidentes muito graves, e o principal deles é o choque elétrico, que ocorre quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano.

A NR 10 (Norma Regulamentadora) estabelece os requisitos e condições mínimas de medidas de controle, exigindo implantação de medidas de controle e sistema preventivo.

Painéis e tomadas devem estar sinalizados e identificados quanto a sua voltagem; fios não devem ficar expostos, sendo protegidos contra impactos, água e agentes químicos.

As instalações elétricas devem ser construídas, reformadas, ampliadas e inspecionadas por profissionais competentes e autorizados, conforme dispõe esta NR.

Se todo estabelecimento, independente do ramo comercial, seguir as normas exigidas pela NR 10, o risco de acidente pode ser zero, garantindo assim a segurança e saúde de todos que trabalham com instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Proteção e Combate a Incêndio

Muitas são as causas de um incêndio e a melhor proteção é a sua prevenção e para isso alguns cuidados devem ser tomados.

A parte elétrica é uma das causas mais comuns de incêndio, por isso a mesma deve obedecer a norma regulamentadora que estabelece requisitos e condições mínimas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo desde a etapa do projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas.

O forno à lenha e fogões tem que ser inspecionados e as válvulas de acionamento e interrupção da chama dos fogões tem que ser calibrados conforme a necessidade.

O armazenamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com