TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança De Rede Sem Fio

Trabalho acadêmico: Segurança De Rede Sem Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

SEGURANÇA EM REDES WI-FI

Estácio FIC

Curso de Pós-Graduação em Administração e Segurança de Sistemas - Turma 11

RESUMO

É inegável a importância das redes sem fio para os dispositivos eletrônicos e para as pessoas, por padrão todo computador portátil e smartphones e até telefones celulares mais simples possuem por padrão acesso a redes wi-fi. Em quase todos os locais públicos como shoppings, aeroportos e restaurantes oferecem acesso a rede sem fio, isso tudo aliado a má qualidade dos serviços 3G de grande parte das operadoras deixam as pessoas ainda mais dependentes das redes wi-fi. Praticamente todos os modelos de roteadores mais acessíveis possuem antenas para oferecer conexão sem fio. Devido a essa grande popularidade a quantidade de ataques a usuários de redes sem fio aumentou consideravelmente, seja para o uso indevido de banda ou roubo de informações. Por isso a necessidade de se planejar bem a instalação e configuração de uma rede wi-fi.

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................1

Definição...............................................................................................................1

Infraestrutura da Rede..........................................................................................2

Segurança.............................................................................................................2

Conclusão.............................................................................................................4

Referências...........................................................................................................4

INTRODUÇÃO

Roteadores conectados a banda larga são muito fáceis de ser configurados e a maioria já vem com a rede sem fio habilitada por padrão e com senhas fracas, o que oferece um risco para os usuários da rede. Por isso alguns cuidados são necessários para proteger a rede e para melhor utilização dos recursos, como por exemplo, mudar a senha de acesso ao roteador ou ponto de acesso, a escolha de um bom algoritmo de criptografia, escolha de uma senha forte e um bom equipamento.

1.Definição

Wifi é uma tecnologia que cria redes de computadores sem fio (Wireless). Trata-se de uma norma do IEEE chamada 802.11. Seu impacto varia de um computador para outro, entre algumas dezenas e várias centenas de metros, tornando-se uma tecnologia de primeira qualidade para a rede doméstica com acesso à Internet. Wifi é cada vez mais utilizado por diversos hardwares, computadores, organizadores pessoais (PDAs), consoles de jogos portáteis; até mesmo as impressoras utilizam WiFi para simplificar a sua conexão.

Uma rede WiFi pode funcionar de duas maneiras diferentes :

O modo Ad-Hoc: com este modo, você não precisa de um ponto de acesso para gerenciar a rede, cada membro retransmite a informação que ele recebe dos outros membros da rede. O problema nesse tipo de rede é que, de um lado, a largura da banda da rede se baseia na velocidade do hospedeiro mais lento e, de outro, a largura da banda da rede é dividida pelo número de hosts na rede, o que pode tornar-se muito problemático. No entanto, este método pode ser usado em uma casa para uma rede simples, ele tem a vantagem de não ser caro (também chamado de computador para computador).

Modo de Infra-estrutura: com este modo, tudo é gerenciado por um ponto de acesso, os dados que um host emite são transmitidos e, só ele pode reenviá-los aos outros membros da rede. Assim, a largura da banda é economizada. Além disso, vários pontos de acesso podem ser ligados (com fio ou com WiFi relé) para aumentar o alcance da rede WiFi. Este modo é o mais utilizado porque é bem mais fiável.

2.Infraestrutura da Rede

A seguinte lista representa o indispensável para o estabelecimento de uma estrutura WiFi:

Um roteador wifi ou um ponto de acesso (necessário apenas para o modo infra-estrutura).

Uma ou várias cartas WiFi (geralmente se conectam a uma porta USB, PCI ou PCMCIA). Existem também adaptadores Ethernet / WiFi, que são especialmente utilizados em consoles de jogos, com apenas uma porta Ethernet.

Este material corresponde a um padrão. Atualmente, o mais comum é o 802.11g mas as cartas ou roteadores 802.11b são compatíveis com materiais mais recentes. O padrão 802.11b permite uma velocidade teórica máxima de 11 Mbps 802.11g e 54 Mbps. Também existe o padrão 802.11g +, que roda em uma velocidades de 108 Mbps. Se você misturar os padrões, a velocidade máxima será menor, ou seja, a de 802.11b. Também existe o padrão que 802.11a não é compatível com os outros dois mas que, em princípio, deve gerenciar melhor as áreas com muitas conexões WiFi.

3.Segurança

A grande maioria dos roteadores com tecnologia Wi-Fi vem com uma configuração única e uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com