TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Em Eletricidade

Pesquisas Acadêmicas: Segurança Em Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 11

Segurança em eletricidade

Eletricidade mata. Errou, mata. Se não mata, inutiliza. O resultado final de uma má ação / utilização da eletricidade e será sempre catastrófica.

Somente para conceitualizarmos a energia elétrica que alimenta as indústrias, comércio e nossos lares é gerada principalmente em usinas hidrelétricas onde a passagem da água por turbinas geradoras transformam a energia mecanica, originada pela queda da água, em energia elétrica.

No Brasil, a geração de energia elétrica e 80% produzida a partir de hidrelétricas, 11% por termoelétricas e o restante por outros processos. A partir da usina, a energia é transmitida para os centros de consumo passando primeiro pelas subestações elevadoras, onde o nível de tensão é elevado para valores tais como 69kV, 88kV, 138 kV, 240 kV ou 440 kV, transportada através dos cabos elétricos das linhas de transmissão até as subestações rebaixadoras, onde o nível de tensão é reduzido para que possa ser distribuída aos diversos consumidores.

A distribuição de energia é feita em tensões com valores 11,9 kV , 13,8 kV e 23 kV nos centros de consumo, sendo transportada por redes elétricas aéreas ou subterrâneas constituídas por estruturas (postes, torres, dutos subterrâneos e seus acessórios), cabos elétricos e transformadores para novos rebaixamentos de tensão (110V, 127 V, 220 V, 380V) e, finalmente, entregue aos clientes industriais, comerciais, de serviços e residenciais com níveis de tensão de acordo com a capacidade de consumo instalada de cada cliente.

RISCOS DA ELETRICIDADE

A noção de risco tem a ver com a possibilidade de perda ou dano, ou como sinônimo de perigo.

A palavra risco é utilizada em muitas áreas e com vários significados, neste caso estamos falando da Eletricidade

Como vimos a eletricidade é vital é desnecessário ressaltar sua importância, atuando como insumo nos diversos segmentos da economia.

O uso da eletricidade exige a aplicação de algumas precauções em virtude do risco que a eletricidade representa, A eletricidade constitui-se um elevado potencial de risco.

Mesmo em baixas tensões ela representa perigo à integridade física e saúde .Sua ação mais nociva é a ocorrência do choque elétrico com consequências: diretas, e indiretas (quedas, batidas,queimaduras indiretas e outras).Também apresenta risco devido à possibilidade de ocorrências de curtos-circuitos ou mau funcionamento do sistema elétrico originando grandes incêndios, explosões ou acidentes ampliados

Os riscos podem ser divididos em 5 níveis:

Categoria I Desprezível Quando as consequencias/danos estão restritas à área industrial da ocorrencia do evento com controle imediato

Categoria II Marginal Quando as consequencias/danos atingem outras sub-unidades e/ou áreas não industriais com cotrole e sem contaminação do solo, ar ou recursos hídricos.

Categoria III Crítica Quando as consequencias/danos provocam contaminação temporária do solo, ar ou recursos hídricos com possibilidade de ações de recuperação imediatas.

Categoria IV Catastrófica Quando as consequencias/danos atingem áreas externas, comunidade circunvizinha e/ou meio ambiente.

A norma NR10 - Instalações e serviços com eletricidade, foi criada em 1978 e reformulada em 2004 afim de criar normas para diminuir o risco. Ela recomenda condições mínimas para garantir a segurança das pessoas e estabelece critérios para proteção contra os riscos de contato, incêndio e explosão, entre outros.

Seguem alguns trechos relevantes da norma NR-10, bem como observaçãoes:

10.2 - MEDIDAS DE CONTROLE

10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

10.2.2 As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.

10.2.8 - MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA

10.2.8.1 Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como:

a) isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de

b) seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

10.2.8.3 O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes.

10.5 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS

10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:

a) seccionamento;

b) impedimento de reenergização;

c) constatação da ausência de tensão;

d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I);

f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com