TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Em Eletricidade

Exames: Segurança Em Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  4.058 Palavras (17 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 17

SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

Eletricidade mata. Não tem discussão ou acordo. Errou, mata. Se não mata, inutiliza. Não importa se é de forma direta ou indireta. O resultado final da ação da eletricidade no corpo humano é e será sempre catastrófica.

Nosso estilo de vida atual envolve a todo o momento e em qualquer lugar, o uso da eletricidade. Aliás, a eletricidade é a energia que movimenta a sociedade mundial. Sem ela viver em centros urbanos se torna simplesmente impossível. Sem ela não é possível obter iluminação para as noites escuras, subir para nossas residências amontoadas em prédios, conseguir água potável para nosso uso e principalmente, alimentos em condições de consumo. Imagine sua vida sem estes “confortos” conseguidos a partir da eletricidade. Tente conseguir água potável nos rios da sua cidade, levá-la em um recipiente (provavelmente um balde - aquele recipiente cilíndrico com uma alça) até o vigésimo quinto andar da edificação onde está a sua residência utilizando o moderno meio de transporte chamado “escada” e, depois disso, vá tomar um bom e reconfortante banho quente de “canequinha” com esta água aquecida no moderno aquecedor a lenha (para você conseguir o gás de cozinha precisa de eletricidade) instalado na área de serviço de seu apartamento. Relaxado, sirva-se de um apetitoso jantar que foi preparado a partir de alimentos conservados no sal (refrigeração só com eletricidade). Da janela da sala, admire a paisagem noturna da sua cidade iluminada por tochas etc. etc. etc. e tal.

Claro que não houve nenhuma intenção de colocar ninguém nas moderníssimas e saudáveis cidades da Idade Média mas, a partir deste pequeno raciocínio, procuramos mostrar que a sociedade tem ficado cada vez mais dependente do uso intensivo da eletricidade para sobreviver.

Seu uso começa com seu despertador digital colocado junto à cabeceira de sua cama e termina junto deste mesmo dispositivo digital. Neste intervalo de tempo você está totalmente envolvido pela eletricidade, manuseia equipamentos movidos a eletricidade (lâmpadas, chuveiro, fogão, geladeira, elevador, computador, televisão e outros tantos aparelhos e dispositivos) que normalmente nem percebemos que funcionam com eletricidade e o pior, fica extremamente próximo dela e nada acontece com você.

Talvez pelo fato de a eletricidade ser tão presente em sua vida nem sempre você dá a ela o tratamento necessário. Mesmo que você trabalhe diretamente com eletricidade, ainda assim não tem o devido cuidado (ou respeito) com ela. Afinal, tantos anos “mexendo com força” e nada aconteceu até hoje.

O perigo reside exatamente nestes fatos. Desconhecimento da eletricidade e, o mais perigoso, excesso de autoconfiança, podem levar à morte. O contato com partes energizadas de uma instalação pode fazer com que a corrente elétrica passe pelo corpo, e o resultado é o choque elétrico com ocorrência de queimaduras externas e internas, de lesões físicas (que podem ser fatais) e traumas psicológicos.

Instalações sem manutenção, uso de equipamentos e materiais inadequados, falhas e desgastes podem originar incêndios. O simples ato de ligar um aparelho na tomada de força já incorre no risco de acidente com eletricidade. Tomar um banho com chuveiro elétrico pode ser um exercício de “bravura indômita” principalmente se não houver dispositivos de proteção adequadamente projetados, instalados e mantidos.

Olhando com atenção, concluímos que nossa vida diária é sempre arriscada mas, se observarmos as Normas Técnicas e de Segurança no projeto , execução e operação de equipamentos e instalações e principalmente, tivermos o devido respeito pela eletricidade, seu uso e aplicação será seguro e tranquilo.

Lembre-se, eletricidade não avisa que está lá, não brilha, não muda de cor e nem tem cheiro. Quem trabalha com eletricidade sabe que, quando eletricidade tem cheiro (o odor característico de ampére), alguma coisa muito errada já aconteceu.

MEDIDAS DE CONTROLE

A eletricidade não apresenta cor, cheiro, ruído ou movimentos visíveis.

Neste fato residem muitos dos enormes riscos da eletricidade, além do fato de ela está inserida no cotidiano e presente em praticamente qualquer lugar.

A NR-10 define no seu glossário o conceito de risco:

Risco: capacidade de uma grandeza com potencial para causar

lesões ou danos à saúde das pessoas.

Os riscos elétricos podem ser classificados como:

• Choque elétrico

• Arco elétrico

• Campo eletromagnético

Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas

Medidas preventivas de controle do risco elétrico e de riscos adicionais através de Análise Preliminar de Risco (APR). Tais medidas devem integrar-se às demais iniciativas de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho. Os estabelecimentos com carga acima de 75 kW devem constituir e manter Prontuário de Instalações Elétricas que deverá conter:

• Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de

Segurança e saúde; 15.

• Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual;

• Documentação comprobatória dos trabalhadores e dos treinamentos

Realizados;

• Resultados dos testes de isolação elétrica realizada em equipamentos

de proteção coletiva e individual.

Este prontuário deve organizado e atualizado pela empresa ou pessoa

Formalmente designada por ela e estar à disposição dos trabalhadores envolvidos nos serviços e para as autoridades competentes. Os autores dos documentos do prontuário devem ser legalmente habilitados.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

A eletricidade não apresenta cor, cheiro, ruído ou movimentos visíveis.

Neste fato residem muitos dos enormes riscos da eletricidade, além do fato de ela está inserida no cotidiano e presente em praticamente qualquer lugar.

A NR-10 define no seu glossário o conceito de risco:

Risco: capacidade de uma grandeza com potencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com