TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguridade

Trabalho Escolar: Seguridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Podemos definir Planejamento como um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando melhor funcionamento das instituições. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.

Planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.

As ideias que envolvemo planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.

Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar anda de mãos dadas.

Planejamento Educacional um "processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do individuo”.

Sumário

* Porque o Planejamento Educacional

* Quadro esquemático

* Roteiro geral do fazer

* Painel coletivo sobre os passos de um planejamento

* “Observações iniciais a um roteiro de coordenação de um processo de planejamento”

* “O marco referencial” A situação social do idoso no Brasil

* “A questão do diagnóstico”

* “A programação do planejamento participativo”* Plano setorial de curto prazo

“Por que o planejamento educacional”

Quando se trata da importância de um planejamento educacional, destaca-se tratar da escola, e refere-se também a ação social, a política, o sindicalismo, a religião e suas manifestações, e o governo. A relação da escola com a sociedade surge correntes filosóficas, cientificam, ideológicas, e o senso comum, que possuem verdades para explicar a realidade. Para o autor a necessidade de um planejamento educacional, aponta uma interpretação ingênua e usual sobre escola-sociedade. Que ''boa escola se tem bons cidadãos e boas pessoas'' ou seja, ‘se não tem uma boa educação, não há uma boa sociedade. '' Quando se trata de educação na verdade esta investindo, na formação de mão de obra, para o desenvolvi memento de uma sociedade, porque pode ajudar na escola, na igualdade social, numa sociedade de desigualdades.

Para Gandin, há três tipos de ações:

*Conservadores- não há distinção entre a realidade desejada e a existente.

*Os revolucionários- não há contato entre a realidade desejada e a realidade existente.

*Os que querem mudança do que existe- a realidade desejada e realidade existente são discordantes.

Gandin afirma que o processo de planejamento: o ponto mais importante e a tensão, a Dialética, entre a realidade existente e a realidade desejada.

. A sociedade existente - Como uma sociedade capitalista, onde quem tem, tem cada vez mais, e quem não tem conquista cada vez menos.

Sociedade desejada - Mais igualitária, com riqueza melhor dividida para que as pessoas não vivessem necessidade de nada, para ser igualitária teriaque ter uma economia melhor e mais bem trabalhada.

Projeto educativo existente - Acredita que seja um projeto ultrapassado pois o fato de que para o aluno passe de ano seja necessário apenas que ele compareça em sala sem que seja exigido que ele participe e aprenda, defasado também para os professores de quem se cobra muito pouco e que ao mesmo tempo se da pouco suporte.

Projeto educativo desejado - Um projeto que cobra do aluno que ele se interessa e aprenda, para alcançar o objetivo final e que passar de ano de maneira que seja claro para ele, e que só presença sem formação não gerará o resultado que ele espera. Para os educadores em projeto que cobrasse mais reciclagem deles e compromisso com a profissão escolhida.

Pratica conservadora - eu acho muito difícil, pois acredita que seja difícil conservar aquilo que não esta boa, muita coisa que hoje e conservada precisam ser mudadas e alguns valores passados e resgatados para que se volte a dar valor naquilo que realmente precisa ser valorizado.

Pratica transformadora - O primeiro agir da pratica transformadora precisa ser o perceber-se esta errado, transformar requer também planejamento, pois não adianta pegar aquilo que esta errada apenas para bagunçar ainda mais.

O planejamento é importante por que dará direcionamento a aquilo que será trabalhado pelo assistente social, sem planejamento ficará difícil encontrar o ponto inicial para se chegar a uma solução final, nesse caso o planejamento é a primeira arma de trabalho.

Precisa transformar o sistema que ditam asleis e a maneira como essas leis são repassadas, acredita-se muito também que a fiscalização irá ajudar em qualquer agir de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com