TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semana 03 Pratica 4

Pesquisas Acadêmicas: Semana 03 Pratica 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE PETRÓPOLIS/RJ

INDÚSTRIA DE DOCES ALGODÃO DE AÇÚCAR LTDA, sociedade empresária, sob o CNPJ nº..., com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, vem à presença de Vossa Excelência, por meio de seu advogado infra-assinado, com endereço X, n.X, bairro X, ajuizar a presente

AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL

em face de SONHOS ENCANTADOS COMÉRCIO DE DOCES LTDA, sociedade empresária, sob o CNPJ nº..., localizada na Cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, pelos motivos de fato e de direito que adiante expõe:

I. DOS FATOS:

A sociedade empresária requerida comprou mercadorias da sociedade empresária no valor de R$50.000,00.

No dia 02/02/2011 a duplicata referente a compra venceu e a sociedade empresária requerida não efetuou o pagamento. Acontece que não houve motivos para a mesma não fazer o pagamento. Além disso INDÚSTRIA DE DOCES ALGODÃO DE AÇÚCAR LTDA possui o canhoto da correspondente fatura, assinado por preposto da devedora, dando conta do recebimento da mercadoria.

Houve diversas conversas amigáveis para tentar receber o valor, que foram todas em vão.

Sentindo-se totalmente prejudicada pela parte Requerida, que insiste em negar o pagamento da duplicata já citada, a parte Requerente não teve outra alternativa que não fosse se socorrer da via judiciária, como única forma de obrigar a Requerida a cumprir com a sua obrigação.

II. DOS FUNDAMENTOS:

De acordo com o artigo 15, II da Lei 5.474/68, a cobrança judicial de duplicatas ou triplicatas será efetuada de conformidade com o processo aplicável aos títulos executivos extrajudiciais, quando se tratar de duplicata ou triplicata não aceita, contando que esteja acompanhada de comprovante de entrega e recebimento de mercadoria. É claro que a mercadoria foi recebida, visto o canhoto assinado que a empresa possui.

Além disso, de acordo com o artigo 585,I, CPC, a duplicata se trata de um título executivo extrajudicial. E essa deve ser acertada. O produto foi entregue, assim a fatura deve ser paga. Os direitos do autor foram violados com o não pagamento.

Desta feita, o direito da requerente, de ter o patrimônio pertencente ao casal devidamente partilhado, encontra-se ameaçado, senão já prejudicado, precisando, de urgente proteção, sob pena de restar ineficaz a ação principal de separação, na qual pretende resolvera partilha dos bens, solicitação assim a aplicação do que vem a dispor o artigo 822, III do Código de Processo Civil. Conforme Humberto Theodoro Júnior:

“De fato, quando se encara o título como prova (documento) não tem sentido atribuir-lhe as cogitadas qualificações. O que se imagina certa e líquida é a prestação que a obrigação impõe ao devedor realizar em benefício do credor. A prova, constante do título, não é líquida, certa e exigível. Naturalmente é a obrigação nele documentada que pode ser certa ou incerta, líquida ou ilíquida, vencida ou ainda não vencida.”[3]

Percebe-se, portanto, que, para que haja execução,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com