TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário De Administração

Artigo: Seminário De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

A Administração Científica

A Administração científica é um modelo de administração criado pelo o americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produção.

Frederick Winslow Taylor(1856-1915),o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia nos Estados Unidos

Ênfase: Chão de Fabrica – Tarefas

Enfoque: Produção

Seu trabalho se deu no chão de fábrica junto ao operariado, voltado para a sua tarefa. Preocupou-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos (Motion-time Study). Taylor começou por baixo, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.

Primeiro Período de Taylor:

1º Atribuir a cada trabalhador a tarefa mais elevada possível, de acordo com suas aptidões pessoais.(Seleção científica do trabalhador)

2º Solicitar ao trabalhador uma produção nunca inferior a meta.(Tempo padrao)

3º Atribuir a renumeração por produção.(Incentivo salarial)

Em uma segunda fase do trabalho de Taylor ele concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhado de uma estruturação geral da empresa.

Segundo Período de Taylor

As variáveis a ser combatidas:

1º Vadiagem sistemática dos operários; Que reduziam a produção acerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela a gerência. O sistema defeituoso de administração. Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas.

2º Rotina de trabalho insatisfatório; Desconhecimento, pela a gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

3º Ausência de uniformidade na produção; Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.

A teoria da Administração Científica tem como objetivo o aumento da eficiência, através da eliminação de todo desperdício do esforço humano; Adaptação dos trabalhadores á própria tarefa; Treinamento para que respondam as exigências de seus respectivos trabalhos; Melhor especialização de atividades e estabelecimentos de normas bem detalhadas de atuação do trabalho, constituindo assim a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT).

Aspectos fundamentais da ORT:

1-Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos; Esse é o instrumento básico para se racionalizar o trabalho. O trabalho é executado melhor e economicamente por meio da análise do trabalho, isto é , da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários á execução de cada operação de uma tarefa e assim eliminar todo desperdício de esforço dos operários e dos movimentos inúteis; facilidade de treinamento dos operários aumentando a eficiência e rendimento da produção; distribuição uniforme do trabalho; estabelecer uma maneira de pagar cada operário de acordo com seu esforço e ofertar prêmios de produção.

2-Estudo da fadiga humana; A fadiga é considerada um redutor da eficiência, devidos aos movimentos repetitivos fazendo assim que os operários perdem os movimentos necessários e execute movimentos inúteis para a produção diminuindo assim a produtividade e qualidade do trabalho.

3-Divisão do trabalho e especialização do operário; – Uma tarefa deve ser dividida ao maior número possível de subtarefas. Quanto menor e mais simples a tarefa, maior será a habilidade do operário em desempenhá-la. Ao realizar um movimento simples repetidas vezes, o funcionário ganha velocidade na sua atividade, aumentando o número de unidades produzidas e elevando seu salário de forma proporcional ao seu esforço.

4-Desenho de cargos e tarefas; Com a Administração Cientifica, a preocupação básica era a racionalidade do trabalho do operário e, consequentemente, o desenho dos cargos mais simples e elementares e assim conseguir admitir operários menos qualificados e reduzir os custos de produção, minimizar os custos com treinamentos, reduzir erros na execução, facilidade de supervisão e aumento de eficiência e produtividade.

5-Incentivos salariais e prêmios de produção; O operário era remunerado de acordo com o que produzisse, ou seja pelo o total de peças produzidas , o operário que produzisse mais ganhava mais , incentivando assim o operário ao uma maior produtividade e se os mesmos produzissem mais do que o estabelecido e no tempo padrão ganhava prêmio de produção.

6-Conceito de homo economicus; Toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais, ou seja, o homem procura trabalho não porque goste dele, mas como um meio de ganhar a vida através do salário que o trabalho proporciona. Assim quanto mais esforço, mais bem remunerado.

7-Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto e etc; Taylor verificou que as condições do trabalho interferiam nos resultados do trabalho. Adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho para minimizar esforço e perda de tempo na execução do trabalho. Arranjo físico das máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção. Melhoria do ambiente físico de trabalho, diminuição do ruído, melhor ventilação e iluminação.

8-Padronização de métodos e de máquinas; Taylor através dos seus estudos preocupou-se com a padronização dos métodos e processos de trabalho, máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias primas e componentes, para eliminar o desperdício e aumentar a eficiência.

9-Supervisão funcional; A função básica do supervisor, como o próprio nome indica, é controlar o trabalho dos funcionários, verificando o número de unidades produzidas e o cumprimento da produção padrão mínima. Aqui um operário tem vários supervisores de acordo com a especialidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com