TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Integrado de Logística

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

Tecnologia de Transporte de Cargas.

O conhecimento da historia dos transportes do Brasil possibilita a compreensão das origens e do desenvolvimento do setor. O transporte esta diretamente ligado as diversas econômicas, contribuindo para o desenvolvimento das cidades, regiões e do país. A importância do sistema de transportes se potencializa, quando, em lugares onde a distância que separa o local de produção, do mercado consumidor é bastante grande, visto que o custo representa ao custo do produto uma agregação de valor proporcional a distância. O setor de transporte de cargas é muito importante para desenvolvimento da nação, pois é através dele que os produtos chegam as mãos de seus consumidores. O setor é motivador da indústria, pois sua estrutura necessita de veículos, navios, portos, estradas, entre outros, que constituem a cadeia produtiva, gerando assim muitos postos de trabalho, tanto no setor industrial, quando comercial e de serviços. Um sistema de transporte eficiente talvez fosse possível, com a integração dos diferentes modais, o que possibilitaria o aproveitamento total das matrizes para cada circunstância de transporte. Havendo a complementação entre os setores ao invés disputa, ação que possibilitaria diminuir custos e melhorar a qualidade dos serviços contribuindo também para o desenvolvimento econômico. O estudo dos diferentes modais possibilita verificar as características, bem como as vantagens e desvantagens de cada modalidade, dados que auxiliam na escolha no meio, mas adequado para determinado tipo de operação ou produto; analise dos custos, capacidade de transporte, segurança e rapidez. As infraestruturas de transporte são elementos importantes para. O desenvolvimento econômico e social do pais; devido a sua relação com todos os outros setores produtivos. No Brasil, observe-se um quadro de carência nessa oferta, ao estágio que a cadeia produtiva e os mercados consumidores se encontram em crescimento e requerem melhores serviços como transportes:

Transportes Rodoviários - É o tipo de transporte feito sobre rodas que ocorre nas estradas (pavimentadas ou não). É realizado por meio de carros, ônibus, caminhões e motocicletas com o objetivo de fazer o transporte de cargas, pessoas ou animais de um determinado local para outro. Inicialmente o transporte rodoviário serviu para complementar o transporte ferroviário com passa do tempo, houve um crescimento acelerado e várias ferrovias foram desativadas. Dentre os motivos disso foi a grande possibilidade do caminhão chegar a várias locais entregar mercadorias diretamente para o consumidor, com mais agilidade.

Transportes Ferroviário - É aquele realizando por veículos que percorrem linhas de ferro. Eles são indicados para transportar cargas pesadas (minérios, produtos agrícolas, siderúrgicos, alimentares) e pessoas a medias e longas distancias, sendo um transporte pouco utilizado do Brasil. Interessante nota que o transporte ferroviário ja era utilizado nas civilizações antigas, tal quais os gregos que construíram vias férreas primitivas para o transporte de cargas.

Transportes Marítimos - É uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, caravelas, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas e curtas e longas distancias. De tal modo, e o principal tipo de transporte internacional para a comercialização de diversos produtos, donde cerca 90% das mercadorias são transportadas por vias marítimas. Nesse sentido, vale lembrar que o transporte marítimo é uma das modalidades mais antigas, de forma que foi muito importante desde a antiguidade para o transporte de pessoas, bem como para desenvolvimento do comércio.

Transportes Dutoviario - (ou transporte tubular) - É aquele realizado por meio de dutovais, ou seja, de tubulações. Note que termo duto significa tubos e corresponde ao local para transportar óleos, gases e produtos químicos através da gravidade ou da pressão. O transporte Dutoviario pode ser dividido em : -- oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros - gasodutos, cujo produto transportado e o gás natural.

Transportes Aeroviario - O transporte aéreo é uma modalidade de transporte pelo ar, através de veículos com os aviões, helicópteros, balões, dirigíveis, teleféricos, dentre outros. Esse tipo de transporte e utilizado para transportar cargas e pessoas sendo considerado um dos transportes mais seguros seu uso foi intensificado após a segunda guerra mundial (1939 - 1945), e atualmente é um dos transportes mais utilizados no mundo. A invenção da aeronave no início do século XX foi atribuída ao brasileiro Santo Dumont, O Pai da Aviação, e desde então, os transportes aéreos se desenvolveram no mundo exponencialmente, o qual permitiu diminuir a distância espaço - tempo de modo rápido, seguro e cômodo.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

A Gestão da Cadeia de Suprimentos busca coordenar a relação entre as diversas partes envolvidas no atendimento de pedidos e movimentação de bens. Torna-se uma disciplina essencial para o sucesso organizacional, uma vez que ela lida com todos os fluxos de materiais e informações que são necessários para atender aos pedidos dos clientes. A logística está relacionada ao transport4e e entrega de mercadorias. Há preocupação e, integrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com