TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminários Integrados em Telecom

Por:   •  23/10/2015  •  Abstract  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

TECNOLOGIA EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM TELECOMUNICAÇÕES

PESQUISA PARA AV1

INDIARA BELTRAME – 201307249817

  1. Cite 4 tipos de cabos usados em telecomunicações. Descreva sucintamente as características de cada um deles.

Par trançado: Pares de fios entrelaçados um ao redor do outro, com o propósito de cancelar interferências eletromagnéticas. Pode ou não ser revestido por uma blindagem metálica.

Coaxial: Formado por camadas concêntricas, com um condutor central, envolto por um material isolante, e depois por uma malha metálica condutora.

Coaxial fendado: Também chamado “Irradiante”. Se comporta como uma antena, devido a pequenas fendas na sua camada metálica externa. Por ser mais flexível do que as antenas convencionais, de ser usado em túneis e veículos como navios e trens.

Rígido: Cabo formado por um único condutor rígido, envolvido por uma capa isolante.

  1. Cite um tipo de proteção elétrica usada em cabos. Descreva.

Aterramento de malha. Conecta-se à malha externa do cabo um dispositivo condutor, que deve ser fixado ao sistema de aterramento do site, de modo que eventuais descargas atmosféricas sejam drenadas para o aterramento.

  1. Descreva sucintamente a técnica de distribuição de cabos em uma rede predial.

São distribuídos entre os andares dentro de uma esteira vertical (shaft), sem emendas entre os distribuidores de cada andar, e depois distribuídos horizontalmente em cada andar.

O comprimento do cabo horizontal entre o distribuidor do andar e a área de trabalho não deve ultrapassar 90 metros, e não deve ter emendas.

Para definir a quantidade de cabos do projeto inicial, deve-se estimar a quantidade de pontos que serão usados imediatamente e levar em conta a previsão de crescimento da demanda, acrescentando mais alguns cabos.

  1. Cite as principais características do som.

Intensidade – É a quantidade de energia de vibração da fonte emissora das ondas sonoras. É percebida pela pressão que as ondas sonoras exercem sobre o ouvido.

Altura – É a frequência da onda sonora. Ondas com frequências mais altas produzem no ouvido a sensação de um som mais agudo.

Timbre – É determinado pela característica de cada onda sonora. Duas ondas sonoras de mesma frequência com timbres diferentes produzem uma imagem diferente quando vistas no osciloscópio. Esta diferença é que permite distinguir a mesma nota tocada por instrumentos diferentes.

  1. Explique o que representa a unidade dB.

É uma unidade logarítmica que indica a relação de proporção entre um determinado sinal, ou grandeza, e uma referência. Indica quanto o sinal em questão é maior do que determinado sinal de referência ou valor de referência fixo.

  1. Em uma transmissão digital, quais são as principais técnicas usadas para tratamento do sinal?

Amostragem, que é transformar o sinal analógico em fatias/amostras instantâneas. Quantização, que é comparar cada amostra com uma escala de palavras binárias e determinar a que mais se aproxima daquele nível instantâneo de sinal. Codificação, que é aplicar algoritmos de compressão da informação e detecção/correção de erros. Modulação, que é preparar os dados resultantes de modo que possam ser transmitidos via ondas de rádio ou luz, por exemplo.

  1. Explique na sua opinião a principal perspectiva dos dispositivos móveis nas gerações futuras (5G, 6G).

Uma das fronteiras da comunicação móvel é vencer o problema da latência, para a qual não adianta simplesmente aumentar a banda, precisa aumentar a velocidade de processamento, talvez conseguindo processar mais dados na unidade móvel.

Outra grande tendência será a transformação de elementos que hoje são hardware, em software, como os SIM Cards, o que contribui para vencer o desafio da latência e dá mais flexibilidade aos dispositivos de acesso à rede móvel.

Quanto às velocidades de transmissão de dados, já estão em testes tecnologias que aumentam em até 100 vezes mais rápidas que a velocidade regular de transmissão no 4G (Korea Telecom). Também começamos a ouvir falar, no ano passado, sobre a tecnologia pCell, que supostamente proporcionaria uma velocidade 1000x maior do que o atual 4G.

  1. O que é telefonia IP?

É a transmissão de uma conversação através das redes de transmissão de dados. Para isso, as palavras binárias codificadas a partir do sinal analógico são transformadas em pacotes de dados.

  1. Explique genericamente o conceito de globalização.

É a integração econômica, social, cultural e política que vem acontecendo em escala internacional, global, que permite a disseminação de ideias, produtos, técnicas de produção entre pessoas que vivem em lugares completamente separados uns dos outros geograficamente.

  1. O que podemos entender sobre “Desenvolvimento ecologicamente sustentável”?

É o desenvolvimento que ocorre de forma a satisfazer as necessidades de consumo/sobrevivência da geração atual, porém usando os recursos naturais de de forma a não comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

  1. Explicar a falsa oposição que envolve preservação ambiental e desenvolvimento.

Atualmente, esta premissa de conceitos opostos só é válida em países cujo desenvolvimento é obtido às custas de técnicas de produção antiquadas. Quando se aplica as técnicas de desenvolvimento sustentável, aliadas à conscientização das sociedades consumidoras, consegue-se conciliar produção de bens de consumo ao manejo dos recursos naturais de forma a permitir a sua renovação e sem impactos permanentes ao meio ambiente.

  1. Na sua visão atual, as chamadas “tecnologias da informação” contribuem para as adversidades do mundo moderno?

Por si só, elas não somente não contribuem, como são armas poderosas para minimizar as adversidades. As redes sociais já foram determinantes para a derrubada de regimes totalitários que oprimiam seus cidadãos. A transmissão em tempo real de grandes volumes de dados permite que doentes de localidades remotas tenham seus dados de saúde examinados por médicos de grandes centros, com mais treinamento. A multiplicação nos sites de notícias de uma foto de um garotinho sírio, morto por afogamento durante a tentativa de fuga de um país arrasado por dois grupos políticos, obteve a atenção mundial para a questão dos refugiados que nem as personalidades das causas humanitárias haviam conseguido. O que vai contribuir enormemente para aumentar as adversidades do mundo é a manutenção destas tecnologias sob domínio de alguns poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com