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Semiótica ou a teoria dos sinais

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Por:   •  20/8/2014  •  Resenha  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

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Semiótica ou Teoria dos Signos

A palavra signo vem do étimo grego secnom, que é raiz do verbo cortar, ou seja , “ extrair uma parte de “.

A raiz primitiva indica que signo é algo que se refere a uma coisa maior do qual foi extraída, nessa acepção , signo apresenta um estreito vinculo com duas das mais usuais figuras de retórica: a metonímia e a sinédoque.

Figuras de retórica são utilizadas também em linguagens não-verbais, tais como publicidade, dança, decoração, cinema, televisão etc.

Charles Sanders Peirce ( 1839-1914 ) fundador da Semiótica define signo como toda coisa que substitui outra, representando-a para alguém , sob certos aspectos e em certa medida.

Peirce foi o primeiro a tentar uma sistematização científica do estudo dos signos com o trabalho que levou o titulo de Lógica enquanto Semiótica: A Teoria dos Signos composto por artigos que escreveu entre 1893 e 1910.

Sua obra influenciou numerosos estudiosos, entre eles Roman Jakobson que foi criador da Linguística Estruturalista.

Na Europa, a Semiótica é chamada de Semiologia.

Os signos são classificados em ícone, índex ou índice e símbolo.

Certos signos participam de uma natureza dupla, ou até tripla um exemplo disso é uma cruz que como significado icônico é um instrumento de tortura, mas também tem significado simbólico, pois é o símbolo do cristianismo.

Nos sistemas verbais ocidentais palavras que tentam imitar sons de animais, ruídos de maquinas, etc. são chamadas palavras onomatopaicas que participam também do ícone.

Suzame K. Langer chama de sinal o que chamamos de índex ou índice.

Um processo signico poder ser estudado em três níveis: sintático, semântico e pragmático.

Embora a expressão perciana interpretant seja geralmente traduzida por interprete , o interpretante não é uma coisa , mas antes o processo relacional pelo qual os signos são absorvidos, utilizados e criados.

Ogden e Richards criaram uma pirâmide que simplifica a relação estabelecida por Peirce para os signos em geral, mas dizem que não há ligação entre o signo e referente, ou seja dizem que relação é apenas convencional que só adquire significado em relação do interprete, ou como disse Carnap o significado é o uso.

Korzibsky , fundador da Semântica geral , estabeleceu uma escala dos graus de abstração do signo para dar um sentido mais puro as palavras da tribo, para El não confundir os graus de abstração constituiu a medida saneadora básica para se atingir o significado preciso na utilização dos signos , outra medida prática proposta por ele nesse sentido é a de por a devida data ao nome próprio de uma pessoa quando estiver citando seu pronunciamento.

Como definição de texto podemos dizer que é um processo de signos que tendem a iludir seus referentes, tornando-se referente de si mesmo.

Já contexto pode ser definido como um processo de signos cuja coerência ou unidade é suscitada diretamente pelo referente.

O significado é a relação entre o interpretante do emissor e o interpretante do receptor.

Divisão dos Signos

Lógica é a doutrina dos signos, observando os caracteres de tais signos , chegamos a um processo de abstração,.

Chamamos de observação abstrativa , quando um ser humano deseja muito algo que não está ao seu alcance e faz uma espécie de diagrama mínimo , feito na imaginação para saber quais modificações seriam necessárias para que consiga satisfazer o seu desejo.

O objeto de um signo é aquilo que ele representa, não em todos os seus aspectos mas com referencia a um tipo de idéia , que é chamada de fundamento do representâmen.

O representâmen está ligado as três ramos da semiótica: a gramática pura , depois a lógica propriamente dita e por fim a retórica pura.Para ser um signo deve representar algo, ou seja , um objeto , sendo que deve ser diferente do seu objeto ,alem de que um signo pode ter mais de um objeto.

O conjunto de objetos constitui um Objeto Complexo.

Todo signo tem um preceito de explicação segundo o qual ele deve ser entendido como uma espécie de emanação de seu objeto.

Pressupões também uma familiaridade com algo a fim de veicular alguma informação sobre esse algo.

Relações triadicas podem ser divididas em três :Relações triadicas de Comparação , de Desempenho ou de Pensamento.

A relação triadica de comparação tem um desempenho mais simples , já a de pensamento tem natureza mais complexa.

Mensagem Publicitária: Sugestão, sedução e persuasão.

As estratégias de

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