TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum E Cientifico, Metodologia

Monografias: Senso Comum E Cientifico, Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 4

Nomes: Laura Smiderle e Luiz Henrique Venz

Conhecimento Popular: é o conhecimento que vamos acumulando durante nossas vidas, é espontâneo e intuitivo, formado por tentativas e erros ou pela educação informal. O conhecimento popular é caracterizado predominantemente como sendo:

- Superficial: é o que se sabe por já termos presenciado, sabemos “por que vimos/ouvimos/sentimos” ou simplesmente porque “todo mundo diz”.

- Sensitivo: é referente a nossas vivencias, estados de ânimo e emoções da vida diária.

- Subjetivo: o próprio sujeito organiza tanto as informações que conhece quanto as que ouviu dizer.

- Assistemático: a organização das experiências não visa sistematizar ou validar as ideias.

- Acrítico: pois os conhecimentos nem sempre são avaliados de forma critica sobre sua veracidade.

O conhecimento popular é valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato.

Conhecimento Cientifico: é um conhecimento real (factual), pois lida com ocorrência ou fatos, Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ,ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absolute ou fmal e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

Diferenças: o conhecimento popular trata experiências (o que vivemos, vimos ou ouvimos dizer) enquanto o cientifico trata ocorrências ou fatos. Os métodos são o que mais variam entre esses dois conhecimentos, mas ambos tentam ser racionais e objetivos, "são críticos e aspiram à coerência (racionalidade) e procuram adaptar-se aos fatos em vez de pennitir-se especulações sem controle (objetividade)". O conhecimento cientifico é adquirido através de teorias e fundamentos passiveis de verificação, enquanto o senso popular é mais uma junção de peças de informações frouxamente vinculadas. Mas as imagens da realidade verdadeiras e impessoais não podem ser alcançadas se não ultrapassarmos os limites da vida cotidiana, tendo que verificar planejadamente e interpretar com o auxilio de teorias.

Um exemplo é o sol, que tanto cientistas quanto leigos sabem que irá nascer amanhã, o leigo acredita simplesmente pelo hábito (o sol sempre nasceu e continuara nascendo), mas não sabem as razões, enquanto um cientista (astrônomo) saberá explicar a teoria do movimento de rotação que faz com que a terra gire.

Método Científico: Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afmnações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

Assim, o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com