TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Senso Comum E Conhecimento Científico

Dissertações: Diferença Entre Senso Comum E Conhecimento Científico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  61.346 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência e o senso comum estão relacionados à forma de como lidar com situações cotidianas e como se adaptar a mudanças inesperadas. A diferença é que o senso comum surge do comportamento rotineiro dos seres humanos, da forma como resolvemos despretensiosamente problemas simples do dia a dia e a ciência se especializa em estudar em particular cada área dessas situações. Enquanto a ciência se preocupa em provar tudo se baseando na razão, com cálculos matemáticos, fórmulas e metodologias comprovadas, sem se influenciar, o bom senso pode estar relacionado a mitos, religiões e com ideias e pensamentos que podem perdurar séculos. O que interliga as duas formas de pensar são o modo como se obtêm as respostas para a resolução dos problemas, de como buscar soluções para uma adversidade que aparece em algum momento dessas situações. No senso comum, aprende-se com os erros, na ciência, aprende-se com estudos bem detalhados e ela tem início do conhecimento comum. Ela parte para a tentativa de eliminar as lendas do bom senso para tentar provar racionalmente através de suas metodologias.

Por exemplo: Se vamos atravessar a rua, é comum que olhemos para os lados e atravessemos na faixa de pedestres, para nossa própria segurança, se vamos comprar um celular comparamos preços e funções de acordo com nosso bolso e nossa utilização, se vamos comprar uma roupa procuramos a de melhor caimento, na hora da alimentação procuramos os melhores e mais nutritivos, não fazemos estudos para tomar essas atitudes, já é instintivamente. Como exemplos de conhecimentos científicos temos o estudo de como funcionam as estações do ano ou de uma vacina que previna alguma doença.

O que interliga essas duas formas de pensar é que a necessidade é que faz surgir a tarefa de se adaptar e procurar soluções para resolver o problema, no bom senso, essas soluções vêm de forma natural, sem muito compromisso com a razão, enquanto a ciência busca estudar profundamente e buscar a melhor solução para cada caso através da obtenção dos resultados dessas análises, sem influências, sem vícios, completamente comprometida com a razão universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com