TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação Por Solventes

Artigo: Separação Por Solventes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A Extração com solvente, ou a extração líquido a líquido, é uma técnica em que uma solução (usualmente aquosa) é posta em contato com um segundo solvente (usualmente orgânico), essencialmente imiscível com o primeiro solvente, a fim de provocar uma transferência de um, ou mais de um, soluto para o segundo solvente. As separações que se podem fazer são simples, limpas, rápidas e convenientes. Em muitos casos a separação pode ser efetuada pela agitação, durante alguns minutos, num funil de separação. A técnica é igualmente aplicável a materias no nível de traço e também a grandes quantidades de material.

A extração com solventes é uma técnica relativamente moderna, usada para obter maior rendimento ou produtos que não podem ser obtidos por nenhum outro processo. As plantas são imersas no solvente adequado acetona ou qualquer outro derivado do petróleo e a separação realiza-se quimicamente, pela destilação em temperaturas especiais que causam somente a condensação do óleo e não dos solventes. Neste caso, os óleos obtidos geralmente não são usados em aromaterapia, pois geralmente contêm vestígios do solvente. A extração com solventes consiste, portanto, basicamente na transferência de íons, específicos, de uma solução pouco concentrada para outra, mais concentrada, por meio de um fenômeno de um soluto de distribuir entre dois solventes imiscíveis, em contato.

2. OBJETIVOS

Aprender uma das técnicas de separação mais empregadas em um laboratório de Química Orgânica.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1.) Materiais Utilizados:

1) Balão volumétrico de 100 mL

2) Balão de destilação de 250 mL

3) Suporte Universal

4) Bécker de 50 e 100 mL

5) Anel para balão com mufa

6) Grau com pistilo

3.2.) Reagentes Utilizados:

1) Água (H2O)

2) Iodo (I2)

3) Iodeto de potássio (KI)

4) Hexano (C6H14)

3.3.) Procedimento Experimental I (Preparo da solução de Iodo – solução de tintura):

Num bécker pesou-se 1,0 g de Iodo, em outro bécker pesou-se 2,0 g de Iodeto de potássio, transferiu-se as substâncias pesadas para um grau, e com auxílio de um pistilo misturou-se os até a completa homogeneização, adicionou-se uma pequena quantidade de água destilada e agitou-se até a completa dissolução. Transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 100 mL e aferiu-se o volume com agua destilada, assim obteve-se uma solução mista com 2% de KI e 1% de I2.

3.4.) Procedimento Experimental II (Extração com solvente):

Mediu-se 10 mL da solução de iodo com o auxílio de uma proveta e transferiu-se para o funil de decantação com a torneira fechada, mediu-se 10 mL de n-hexano e com auxílio de uma proveta transferiu-se para o funil de decantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com