TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração De Solvente

Trabalho Universitário: Extração De Solvente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  2.872 Visualizações

Página 1 de 4

Extração de Solvente

INTRODUÇÃO

A extração é uma técnica para purificação e separação de sólidos. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente.

Existem diferentes formas de extração com solventes, uma delas é a extração líquido-líquido, técnica em que uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente.

Simples e múltipla, são dois processos que se pode fazer a extração. A simples é usada quando o soluto é muito polar ou apolar, enquanto a múltipla, é usada quando o soluto tem características intermediarias,sendo parecido com os dois solventes assim ficando mais difícil a extração.

A extração líquido-líquido pode ser feita de forma contínua ou descontínua, onde a contínua se uma para, quando a diferença de solubilidade do soluto em ambos os solventes é baixa. O solvente orgânico passa continuamente sobre a solução contendo o soluto, levando parte deste consigo até o balão de aquecimento. Já na extração líquido-líquido descontinua é melhor em casos em que existe uma grande diferença de solubilidade, e é feita utilizando um funil de separação. Com a agitação do mesmo, o soluto passa a fase na qual está o solvente com a maior afinidade. A fase mais densa é recolhida antes.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

• Solução 1,0M de acido acético

• Solução 1,0 M de hidróxido de Sódio

• Éter etílicos

• Fenolftaleína

• Erlenmeyer

• Funil de separação

• Béquer

• Bureta

• Pipeta volumétrica de 10 mL

• Garras

• Argola

• Suporte universal

• Proveta

MÉTODOS

Com o objetivo de determinar qual é a extração mais eficaz do acido acético em uma solução aquosa foi realizado duas extração a simples e a múltipla, contudo antes se determinou a concentração inicial de acido acético presente na solução aquosa.

Na determinação da concentração do acido, com o auxilio de uma pipeta volumétrica de 10mL, se retirou 10mL da solução de acido acético a 1M já pronto e transferido para um erlenmeyer de 250mL junto com três gotas de fenolftaleína.Na bureta foi realizado uma rinsagem com NaOH a 1M em seguida completada com a mesma solução para fazer a titulação, ao terminar a titulação foi anotado o volume de NaOH gasto e calculado a concentração do acido acético.

Após determinada a concentração do acido acético se iniciou a extração simples.Com uma proveta se retirou 25mL de acido acético em outra 50mL de éter etílico e ambos foram despejados no funil de separação e homogeneizados. Em seguida em um Becker se retirou a solução aquosa do funil devido as duas não se misturarem totalmente. Novamente foi realizado o mesmo processo para determinar qual era a concentração do acido apos ter passado pelo processo de extração simples e feito um novo calculo.

Por fim realizamos a extração múltipla.Com uma proveta colocamos 25 mL de acido acético com mais 20 mL de éter etílico no funil de separação e homogeneizados, novamente se retirou o solução aquosa com acido e desprezado o éter etílico, a solução aquosa com acido acético foi recolocada no funil com mais 20mL de éter etílico homogeneizada novamente. Esse processo foi repetido mais uma vez, na ultima separação da parte aquosa do éter etílico foi retirado mais 10mL da solução aquosa com acido e feito uma nova titulação, para poder calcular qual é concentração do acido acético depois da extração múltipla.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na tabela abaixo mostra a concentrações encontrada de acido acético através da fórmula CA.VA=CB.VB

Tabela- Resultados obtidos após realização da determinação e extrações

Concentração do NaOH- CB Concentração do acido acético- CA Volume da solução de acido acético usado para titular- VA Volume de NaOH gasto na titulação- VB

Determinação da concentração do acido acético

1M 1,02 M/L

0,01 L

0,0102L

Extração simples 1M 0,53M/L 0,01L 0,0053L

Extração múltipla 1M 0,6M/L 0,01L 0,006L

Extração simples

Além da concentração do acido acético, calculamos a quantidade de mol de acido acético na extração simples, a concentração final, constante de extração e eficiência de extração.

Quantidade de mols de acido acético na extração simples

MAf= CAf.VAf

MAf=1.0,025

MAf= 0,025 mols

MAI= CAI.VAI

MAI=0,53.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com