TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Socia

Exames: Serviço Socia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

Planejamento: tomar decisões em relação ao seu futuro. Administrar é prever e planejar, é organizar, coordenar e controlar.

Planejamento envolve: Reflexão (conhecimento de dados e conceitos); Decisão (escolhas de alternativas); Ação (execução das decisões) e Retomada de reflexão (operação crítica dos processos).

Estratégia: é o caminho para se chegar a um objetivo. Permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa.

Planejamento estratégico e S.S.: a estratégia é uma forma de implementação de uma política, utilizar adequadamente os recursos físicos, financeiros e humanos, evitando problemas e potencializarmos as possibilidades.

Eficiência é utilizar produtivamente os recursos; indica a competência para se produzir resultados com o mínimo de recursos e esforços.

Eficácia é a capacidade de realizar objetivos, uma pessoa eficaz consegue antecipar ao problema; capacidade de alcançar as metas definidas.

Programas sociais regem-se por objetivos de eficácia, uma vez que, se espera que os investimentos que mobilizam devem produzir os efeitos desejados.

Efetividade significa fazer a coisa que tem que ser feita, é percebida somente por pesquisas de opinião sobre ações que causam mudança ou transformação de uma realidade.

Visão: mostra o que a empresa deseja, demonstra a direção e o foco e onde a empresa pretende chegar.

Missão: serve como critério geral para orientar a tomada de decisão, definir objetivos e ajudar na escolha das decisões estratégicas.

Valores: são ideais a serem atingidos, estabelecem o vinculo entre a visão e a tomada de decisão.

Objetivos: buscam posicionar a organização, orientar a ação, definir o ritmo dos negócios, motivar as pessoas, facilitar a avaliação do desempenho e incorporar intuição e racionalidade.

Dimensão Política do Planejamento: decorre do fato de que ela é uma processo contínuo de tomadas de decisões, inscritas nas relações de poder, o que caracteriza ou envolve uma função política. É fundamental ter clareza para o planejamento se efetivar na direção desejada, importante que se tenha uma leitura da realidade de forma clara e objetiva.

Equacionamento: instrumento técnico nas tomadas de decisões.

Decisão: são as escolhas necessárias no decorrer do processo, necessário essa analise para alcançar novas propostas.

Operacionalização: refere-se ao detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadas.

Ação: são as providências que serão tomadas conforme o planejado.

Planejamento Social: consiste num processo de aproximações que tem como centro de interesse situações limitadas como objetivo de intervenção.

Planejamento Social: é instrumento de gestão social e gerador de planos, programas e projetos sociais, operacionalizados através de instituições atuantes na esfera social, que desenvolvem ações, de micro e macro atuação, para o enfrentamento de expressões da questão social instaurada no bairro, no município, na região, no estado e no país.

Aproximações:

1)construção/reconstrução do objetivo; 2)estudo de situação; 3)construção de referencias teórico-práticos; 4)levantamento das hipóteses preliminares; 5)coleta de dados (FRASE DE REFLEXÃO);

6)organizações e análise; 7) identificação de prioridades de intervenção; 8)definição de objetivos e estabelecimento de metas (FASE DE DECISÃO);

9)análise de alternativas de intervenção; 10)planificação; 11)implementação; 12)implantação e execução; 13)controle (FASE DE AÇÃO);

13) controle; 14)avaliação; 15)retomada do processo (RETORNO DA REFLEXÃO)

Aproximação: nem sempre na prática esse processo é identificado na ordem, será o planejador que desenvolverá as atividades, podendo ser simultaneas, pois elas interagem dinamicamente.

1ª aproximação: construção e reconstrução do objetivo: nessa etapa deve-se considerar uma realidade total sobre a qual irá formular um conjunto de reflexões e de propostas para a intervenção.

2ª aproximação: estudo de situação: é a explicação de uma situação tomada como problema para o planejamento. Configura um conjunto de informações auxiliando na tomada de decisões referente as situações enfrentadas e também para ampliar a capacidade argumentativa da equipe. A)levantamento de hipóteses preliminares; B) construção de referencias teórico-práticos; C) coleta de dados; D) organização e análise; E)identificação das prioridades de intervenção.

3ª aproximação: definição dos objetivos e metas: momento de estabelecer o que será feito para intervir na realidade estudada.

4ª aproximação: Programação: definição de: objetivos; metas; estratégias de ação; levantamento de recurso; sistema e avaliação.

Objetivos: expressão aspectos qualitativos que se quer alcançar no final do trajeto. Sentido de mudança.

Metas: expressam as ações quatificadas e temporal: o que? O quanto? Até quando?

Estratégias de ação/Formulação e escolhas de alternativas: são estratégias que serão utilizadas para alcançar os objetivos. Importante levar em conta: viabilidade política; viabilidade técnica; viabilidade de avaliação (eficiência, eficácia e efetividade).

Planificação: é realizada no momento em que, após a tomada de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematizar as atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados.

Plano. É amplo e abrangente, trazendo as diretrizes gerais para a elaboração dos programas e projetos, nele o diagnóstico está formulado em sua totalidade, envolvendo o todo institucional; delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e define responsabilidades.

Programa: Nele devem estar explicitados de forma mais especifica o que fora planejado no nivel superior do planejamento, são apontados os objetivos específicos do documento anterior como geral de diferentes documentos do mesmo patamar, porem ainda mais distante da execução; é a setorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com