TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Como Um Serviço

Exames: Serviço Social Como Um Serviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

O SERVIÇO SOCIAL COMO UM SERVIÇO

O serviço social surgiu no Brasil a partir dos anos 30, com características filantópicas acompanhadas de um discurso religioso e moralista.

Os assistentes sociais passam a observar em sua profissão uma crença de que o serviço social havia surgido para solucionar todos os problemas sociais.

Mas com o passar dos anos veio uma força suficiente para ser feita uma reforma nos currículos escolares que formavam os futuros assistentes sociais das decádas posteriores.

A profissão foi se modificando com o tempo e passou a resistir sua herança conservadora de controlar a classe trabalhadora, se comprometeu com a democracia lutando pelos direitos e melhores condições de vida dos trabalhadores, que com o desenvolvimento do capital houve o crescimento da pobreza , da miséria e da violência. Passando assim a trabalhar diretamente com os trabalhadores contra esses problemas das injustiças.

O serviço social é um exemplo de envolvimento das mulheres no mercado de trabalho. Faz parte da natureza das mulheres ajudar, compreender e se doar. As profissões que educam, cuidam, ajudam são associadas às mulheres e são as mais procuradas por elas, não foi por acaso que as mulheres foram pioneiras nessa profissão.

Hoje o profissional de serviço social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas mais diversas áreas. Portanto os assistentes sociais possuem uma posição especial em relação a realidade que atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com