TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Contemporaneo

Artigos Científicos: Serviço Social Contemporaneo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 8

Serviço Social Contemporâneo

Serviço Social Contemporâneo

O Serviço Social teve seus fundamentos estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido como Revolução Industrial.

O processo de profissionalização do Serviço Social foi lento porque o mesmo foi produzido para atender aos interesses da burguesia, que tentava desarticular a classe operária, sacrificada pelas relações trabalho-capital.

No Brasil o Serviço Social surge na conjuntura do acirramento do capitalismo e da questão social, com o apoio de alguns grupos da classe dominante e da igreja católica.

Antes da década de 1980, a atuação profissional dos Assistentes Sociais se caracterizava, sobretudo, por posições reativas e de adaptação passiva à realidade. A partir do final da década de 1970 e início da década de 1980, o Brasil vivia um processo sócio-político que exigia posicionamento político e afirmação clara de compromisso com relação aos interesses sociais em disputa.

Foi uma das profissões mais impactadas pelos acontecimentos que marcaram os últimos trinta anos da nossa história. Antes de tudo, devido às mudanças ocorridas nesse período, e por causa da ruptura que realizou entre seu passado e seu presente.

Como foi mostrado anteriormente, o Serviço Social é uma profissão cuja identidade é marcada pela história, e seu fundamento é a própria realidade social e sua matéria-prima de trabalho são as múltiplas expressões da questão social, o que lhe confere uma forma peculiar de inserção na divisão social e técnica de trabalho. Como profissão de natureza interventiva, que atua nas dinâmicas que constituem a vida social, participa do processo global de trabalho e tem, portanto, uma dimensão sócio-histórica e política que lhe é constitutiva e constituinte.

O Serviço Social tem hoje um grande desafio que é o de superar as práticas conservadoras que imprimiram a identidade assistencialista à profissão por muitas décadas. E, além disso, outro desafio a profissão é a superação da desigualdade social e o surgimento de uma nova sociedade, e uma das formas que contribuem para viabilização dessa nova sociedade é atuação interdisciplinar do profissional, que com seu conhecimento interdisciplinar trás uma enorme contribuição a construção das novas relações sociais através desta dimensão profissional.

Sob esta perspectiva a construção da cidadania é papel fundamental ao Serviço Social, consubstanciado pelo aprimoramento intelectual de seus profissionais, propiciando, com isso, o reconhecimento da profissão e a implantação de seu projeto societário. Cabe, portanto ao Serviço Social defender o processo de enfrentamento às desigualdades postas à sociedade brasileira, em que cada dia surge sempre novos desafios.

A história do Serviço Social que tem quase dois séculos de existência passou por uma dinâmica, assumindo várias faces até chegar ao que é hoje. Foram excluídas e inseridas ideias e formas de atuação que atendessem às demandas sociais vigentes em cada época.

Os profissionais precisaram assumir novos posicionamentos, que iriam refletir em novas formas de conduta, bem como com as novas maneiras de lidar com os problemas.

Um dos desafios para o Assistente Social na contemporaneidade é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir proposta de trabalho criativo, ou seja, capazes de preservar e efetivar direitos a partir das demandas postas no cotidiano profissional, ser um profissional propositivo e não somente executivo, ter atitudes ousadas frente às novas demandas e ampliar o espaço profissional.

O mercado de trabalho exige novos requisitos para o trabalho profissional dos Assistentes Sociais tais como: profissional multidisciplinar, com raciocínio lógico, aptidão para novas qualificações, conhecimento técnico geral e da lógica do trabalho, responsabilidades, resolução rápida de problemas, e capacidade de decisão rápida, disposição para apreender e empreender, dentre outras.

O Assistente Social está num processo dialético com a realidade, confrontando-se diariamente com um novo desafio que são as demandas a serem resolvidas e sua intrínseca relação com os contextos sociais. E isso não se resume apenas em operacionalizar a solução, mas em refletir diariamente sobre sua prática profissional como um caminho fecundo para resolver conflitos diários de uma sociedade que vive em constante mudança.

O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. Essa industrialização endógena e financiada por um capital exógeno fez com que o país vivenciasse um amplo processo de crescimento dos seus centros urbanos, trazendo consigo várias mazelas de uma grande carga horária de trabalho e conflitos urbanos.

A partir daí, o serviço social marca sua entrada no campo da saúde, começando seus trabalhos em hospitais e realizando trabalhos junto à comunidade através de práticas educativas sobre procedimentos de higiene aplicados à vida privada, incentivando o controle de natalidade, o controle de doenças infantis, de higiene bucal, de saneamento para a criação das primeiras políticas urbanas de saúde. Assumindo, assim, novas funções especialmente no que tange a assegurar a integralidade e intersetorialidade das ações desenvolvendo atividades de natureza educativa e de incentivo, levando a comunidade participar no desenvolvimento de ações voltadas a promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Vale destacar, que essa profissão atua no campo das políticas sociais com o compromisso de defesa e garantia dos Direitos Sociais da população, como o direito ao acesso a saúde individual e coletiva, pois a saúde emerge como um direito universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, com responsabilidade atribuída ao Estado e devendo ser garantida, como dito anteriormente, mediante políticas sociais que visem à redução do risco de doenças a população. Daí a importância do Assistente Social na área da saúde, pois este dispõe de atribuições específicas, o que constitui um instrumento importante na construção de estratégias para o exercício profissional e na busca de alternativas visando ao atendimento das necessidades sociais apresentadas pelos usuários nos serviços da saúde.

Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com