TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Contemporâneo

Casos: Serviço Social Contemporâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Curso: Serviço Social – 1º Semestre

Serviço Social Contemporâneo

Componentes:

Ana Rita Souza Santos – RA: 415288 – anairenio@hotmail.com

Claudia de Jesus – RA:426812 - claudia.de.jesus2013@hotmail.com

Maria Nascimento Souza – RA: 408890 – mariavitoriosa13@hotmail.com

Marlidia Santana da Silva Oliveira – RA: 409886 - marlidiaa@hotmail.com

Regiane Marinho Campeche Gonçalves – RA: 409891 - regianecampeche@hotmail.com

Rosilene Ferreira Santos – RA: 444609 – girl_porto@hotmail.com

Relatório sobre o campo de trabalho atual do profissional do Serviço Social

Professora:Maria Edilene Xavier Rocha Garcia

Pólo: Porto Seguro – Bahia

12/06/2013

Introdução

Este trabalho tem por finalidade apontar as mudanças ocorridas na área do Serviço Social, conhecendo melhor sua história, o processo de reconhecimento da profissão, o campo de atuação antigamente até os dias atuais e a ligação existente entre o profissional do Serviço Social e as questões sociais. .

Abordaremos sobre o surgimento da profissão, quais transformações sofreram até os dias de hoje e sua a importância no sistema capitalista.

Mostraremos a importância dos principais seminários que ocorreram ao longo da história e os resultados de reformulação da profissão que esses encontros trouxeram na área do Serviço Social.

Vamos saber sobre o conteúdo do Projeto Profissional dos anos 80 e conhecer suas bases legais e teóricas, as influências e conseqüências deste nos dias atuais.

Veremos também como todo esse processo de modernização do Serviço Social influenciaram na profissão atualmente, os desafios que o Assistente Social encontra e a necessidade do profissional se capacitar freqüentemente diante da globalização e das novas demandas que a situação econômica do Brasil está gerando.

É muito importante conhecer a base do Serviço Social e a trajetória percorrida ao longo da história. Esse relatório será de grande valia para o nosso aprendizado e nos trará qualidade e benefícios no decorrer do curso.

Ligação existente entre o profissional de Serviço Social e as questões sociais

A prática da caridade e da solidariedade com os mais frágeis e incapazes economicamente de suprir suas necessidades básicas como alimentação, moradia, saúde, etc., sempre existiram na sociedade, mas, foi durante o processo de industrialização e urbanização que os problemas sociais se agravaram. Neste período, com a exploração da mão de obra dos operários, o desaparecimento de várias categorias de trabalho face ao surgimento de novas tecnologias e juntamente com a má distribuição das riquezas oriundas da produção que se concentrava nas mãos da minoria, neste caso os donos de indústrias, resultaram no empobrecimento da classe trabalhadora que insatisfeitas com a situação e com as más condições de trabalho, começaram, de forma organizada, a exigir melhorias para a classe.

Dessas expressões populares pelos direitos sociais, surgiu a questão social que é fruto desse processo capitalista que originou várias desigualdades sociais, devido à má distribuição das riquezas do país, dessa forma, tornando-se a principal demanda do Serviço Social que atua para ajudar na transformação e melhoria das condições da sociedade.

No início o Assistente Social, que é o profissional qualificado na área do Serviço Social, atuava nas igrejas católicas com os atos de caridade e o reconhecimento da profissão foi um processo demorado dentro da sociedade por ser identificada como assistencialista.

Como resultado do reconhecimento da profissão e para amparar os direitos do Assistente Social no Brasil, foram criados Conselhos como o CFESS e o CRESS:

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). (http://www.cfess.org.br/home.php, acessado em 25/05/2013)

Com o desenvolvimento das questões sociais, devido aos processos de mudanças da situação econômica do país, esses profissionais começaram a atuar em diversas instituições do governo.

O governo que antigamente se omita nos problemas sociais dos trabalhadores, teve a necessidade de criar programas sociais para amparar o cidadão que, por sua vez, contribui pagando os impostos e dessa forma, precisa ter seus direitos respeitados. Esses programas sociais na área da saúde, área jurídica, educação, saneamento básico, moradia, entre outros, ampliaram o campo de trabalho dos Assistentes Sociais que posteriormente começaram a atuar também na nas organizações da indústria e do comércio.

A princípio no Brasil, como os problemas sociais cresciam muito conforme se crescia a economia do país e o Serviço Social por ser uma profissão nova, os assistentes sociais foram buscar exemplos de trabalho em outros países.

Na sociedade brasileira, os movimentos pelos direitos sociais tiveram maior expressão no fim da década de 70 e início da década de 80, onde se reivindicava a democracia política, o investimento do governo nos direitos básicos dos cidadãos como educação, saúde, saneamento, moradias e outros, juntamente com a necessidade de transformação do Serviço Social, cujos profissionais começaram a se expressar buscando renovação e maior reconhecimento da profissão através de encontros e seminários, sendo os mais conhecidos: 1º Seminário Latino Americano de Serviço Social (1965) em Porto Alegre, Seminário de Araxá (1967), Seminário de Teresópolis (1970) e Sumaré (1978). Esses seminários reuniram Assistentes Sociais de todo o Brasil e tiveram como objetivo entender o Serviço Social como ciência e pleitear a participação dos Assistentes Sociais nas políticas de planejamento, sendo capazes de planejar, desenvolver, gerir e não apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com