TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Contemporaneo

Artigos Científicos: Serviço Social Contemporaneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

O texto fala sobre como começou o Serviço Social na America Latina, e que no começo foi um tanto criticada, mas com o tempo foi ganhando seu devido lugar na sociedade e fala também de alguns momentos importantes da historia como a luta contra a ditadura descrevendo alguns momentos dela, o texto lembra muito sobre direito e que se devem aproximar os Assistentes Sociais da ética e sua doutrina.

O mundo globalizado e os limites da aplicação das leis

A sociedade queria implantar o socialismo, para acabar com as diferença sociais, mas ocasionou uma crise global da sociedade contemporânea, e não tiveram sucesso, mesmo com o capitalismo em crise. Hoje em dia o socialismo já não é mas priorizado como no século passado, pela diminuição das desigualdades sociais, já o capitalismo atualmente esta cada vez mais fortalecido com grandes economias, grandes empresas, pessoas com alto poder econômico, gerando a exclusão social dos menos privilegiados.

No Brasil e na America Latina, o neoliberalismo vem ganhando força e desfazendo as bases sociais vem corroendo as bases sociais que sustentam a democracia e conseqüentemente a garantia dos direitos de cidadania, levando-nos a questionar sobre os limites da política social-democrata e as possibilidades de que ela se torne efetivamente um freio para o avanço neoliberal.

A luta pela democratização da sociedade e uma necessidade pra garantir uma vida civilizada e progredir socialmente, essa luta ganhou força no Brasil no final dos anos 70 com movimentos contra a ditadura. O movimento criou a possibilidade de um novo período na história brasileira e este foi inaugurado com a Constituição de 1988. Depois de 10 anos o Brasil seguiu a tendência de levar ao poder governos que se apresentaram como de inspiração social-democrata, primeiramente com Fernando Henrique Cardoso. E do ponto de vista institucional, depois da constituição houve um avanço e melhoria dos direitos e condições a população.

Como foi visto, essa luta pelos direitos oscila muito. A instituição parece inviabilizar o estado. O estado e constituído por três poderes, um deles e o estado do direito, onde encontramos aqueles que buscam realizar ações sintonizadas, que o Ministério Publico brasileiro vem assumindo. O Poder judiciário esta em patamar acima do legislativo e executivo, porque cabe a ele decidir, assumir papeis inéditos de gestor de conflitos. As leis, os códigos, as regras e as normas estabelecidas, que devem ser seguidos pelos cidadãos de um País, são perpassados por determinantes da economia globalizada.

Este fenômeno reduz a autoridade e o equilíbrio dos três poderes do Estado moderno. No caso do Poder Judiciário, conseqüentemente, reduz a sua capacidade de colocar em prática esse sistema de normas. A população acorre ao Judiciário em busca de seus direitos. O acesso à justiça foi ampliado pela Constituição a exemplos antes excluídos, como famílias, idosos, deficientes físicos, índios, homossexuais, etc.

O Poder Judiciário têm dificuldades, como de colocar em prática dos direitos, principalmente os direitos sociais. Seria necessário refletir sobre os limites e possibilidades do Direito como mecanismo democrático, como mecanismo que atingiu a sua forma mais avançada justamente no marco do capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com