TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Contemporaneo

Artigos Científicos: Serviço Social Contemporaneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera Sumaré

Serviço Social

Atividade Prática Supervisionada

Sumaré, 2012

Atividade Prática Supervisionada

Serviço Social Contemporâneo

Serviço Social Contemporâneo

As entrevistas foram realizadas com a Assistente social que trabalha no Município de Sumaré e Nova Odessa da qual as mesmas relatam os diferentes campos de atuação com articulações e intervenções.

A primeira profissional a ser entrevistada já atuou em diferentes campos. Ex.: Saúde e educação, já atendeu casos onde teve acompanhamento social com menores em situação de atividade sócio educativa, e atualmente atua com beneficiários do programa bolsa família, onde também acompanha casos de família em situação de vulnerabilidade, incluindo as famílias no cadastro único, para as mesmas requerer tais benefícios do governo Federal.

Então deixa claro o leque que abre para a profissão e os campos tradicionais da mesma.

A segunda entrevistada trabalha em escala de plantão com assistencialismo dentro do Hospital atendendo todo tipo de usuário e após direciona ao serviço competente já atuou em casa do idoso e seu principal objetivo é fazer uma especialização em recursos humano

Observamos que as politicas sociais por seu desenvolvimento paralelo que tal foi salientado em nosso entender que o serviço social ocupa na divisão sociotecnica do trabalho único desempenhando os papéis e funções a ele atribuídos.

Dessa forma a segunda tese nos autoriza a essência para compreensão intrínseca relação fundamentada entre o serviço social e politica social que são os fundamentos da gênese, existe diferentes formas de conceber as politicas sociais que são pensadas diferentes segundo a concepção do Estado, que esperam que sejam cumpridas na sociedade.

As politicas sociais estão relacionadas na teoria e na logica de forma coerente que é essa posição derivam as condições em relação ao Estado e a sociedade capitalista que procuram diminuir as desigualdades sociais e diferenças entre o sujeito e suas relações na sociedade sendo assim um conjunto sistemático como principal função a redistribuição social da rede a politica social que aumenta a qualidade de vida da população e diminui a desigualdade social fazendo dela um instrumento dócil e funcional ao sistema capitalista, em decorrência disso estamos na presença de politicas sociais que é desenvolvida pelo capitalismo e politicas publicas e executadas por profissionais do assistente social no bem estar e social, combatendo a miséria, tese organizada e eficiente de suas antigas ações.

Como profissional da filantropia implica com atribuição e elaborando politicas sociais para o bem estar da população e famílias que converte a ideologia do trabalho; desta forma ficam afirmadas que as politicas do assistente social emprestam face humanitária de bem, bondade e os gestores aparecem como bem feitores da população e burocraticamente se transforma sua pobreza econômica e financeira em pobreza social e politica, assim as massas empobrecidas são mantidas na exclusão que reforça a importância e desorganização definindo as politicas como forma de manutenção da força do trabalho econômica e politicamente articuladas para não afetar o processo de exploração capitalista e dentro do processo de hegemonia e contra hegemonia das lutas de classes.

Como alguns apologistas de esquerda afirma que as politicas sociais são instrumentos de manipulação que é a realidade da exploração da classe trabalhadora.

O assistente social é solicitado pelo caráter propriamente técnico e especializado de suas ações, funções educativa e disciplinar, exercendo sobre as classes trabalhadoras radicalizando uma característica d todas as demais profissões. O assistente social aparece como um profissional da coerção e de consenso, cuja ação recai no campo politico e o ultimo aspecto a considerar-se caracteriza-se a vincular-se a esta profissão, e para desvendar esses problemas emergentes são analisados, atualizados e estudados. Toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com