TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social pós 2ª Guerra Mundial

Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social pós 2ª Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

O mundo de pós-guerra caracteriza-se, do ponto de vista da política internacional, pela situação de Guerra Fria (1947-1989) entre as potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial, a corrida armamentista, assim como também pelo desenvolvimento dos movimentos de descolonização e as guerras de libertação nacional na periferia do capitalismo. Estes movimentos são movimentos policlassistas, com participação de setores populares.

O impacto do desenvolvimentismo no Serviço Social: O desenvolvimento e a organização da comunidade como processo de ajuste progressivo entre recursos e necessidades. A participação social como recurso não-convencional nos programas de desenvolvimento da comunidade. A coordenação dos serviços sociais nos programas de organização da comunidade nos EUA pós crise de 1929.

O processo de intervenção: a problemática das necessidades sentidas e as necessidades reais. Características da intervenção profissional:

• Trabalho sobre os recursos: gestão e planejamento e incorporação da participação social como recurso;

• Trabalho sobre as necessidades: tomada de consciência sobre as reais necessidades da população. Trabalho a partir das necessidades sentidas para chegar às necessidades reais: conscientização;

• Problemática do agente externo

Analise da definição de Ander-Egg sobre desenvolvimento da comunidade:

Consideramos o Desenvolvimento de Comunidade como parte integrante do conceito mais amplo, mais geral e completo de Desenvolvimento, e o entendemos como método e técnica que contribui positiva, real e efetivamente ao processo de desenvolvimento integral e harmônico, respondendo fundamentalmente a certos aspectos extra-econômicos, em particular psico-sociais, que intervêm na promoção de atitudes, aspirações e desejos para o desenvolvimento.

Traços a destacar:

• Faz parte do desenvolvimento;

• Método e técnica;

• Desenvolvimento integral e harmônico;

• Fatores psico-sociais (extra-econômicos): motivação, desejos e aspirações.

Crítica à idéia de comunidade. A comunidade é um conceito que faz referência a uma sociedade pré-moderna (ou pré-capitalista), caracterizada pelas relações cara-cara e de solidariedade. O desenvolvimento do capitalismo mina as formas de vida tradicionais ou pré-modernas. As sociedades modernas foram erguidas a partir da idéia da autonomia individual (a liberdade individual) como valor supremo que está acima de qualquer outro valor. A liberdade individual pode degenerar em individualismo. Ver por exemplo: este artigo na biblioteca SCielo:

O Serviço Social Tradicional

O Serviço Social Tradicional ou Clássico. O Serviço Social Tradicional ou, melhor dito, clássico, está constituído pelos métodos profissionais de caso, grupo e comunidade, e os métodos complementares da administração e do planejamento, e o método da pesquisa. Nele, existe um paradigma de racionalidade, constituído pelo processo de diagnóstico - tratamento (modelo clínico-normativo), tal como fora formulado por Mary Richmond. A racionalidade que está aqui presente, é a racionalidade auto-limitado do positivismo, com a recusa a conhecer os fins-valores últimos da prática profissional. No caso do "método" de comunidade temos um aprimoramento do "método" do diagnóstico-tratamento, expresso na fórmula: pesquisa, diagnóstico, planejamento, execução e avaliação.

Enquanto, nos EUA, desenvolvia-se o Serviço Social, com uma perspectiva clínico-normativa, na América latina, o Serviço Social, na primeira metade do século XX, assumia uma forma basicamente moralizadora. Esta prática moralizadora, é diferente do paradigma racionalista do Serviço Social dos EUA, e também das práticas "higienistas" (que são prática racionalistas e racionalizadoras). Comparação entre o Serviço Social moralizador (agente da caridade) e o Serviço Social modernizador (agente da mudança social). Caráter predominantemente técnico da intervenção profissional na perspectiva modernizadora. Trabalho em relação com as motivações e o comportamento da população visando a integração social

Fonte: http://students.wikia.com/wiki/Servi%C3%A7o_Social/Moderniza%C3%A7%C3%A3o_do_Servi%C3%A7o_Social

A partir dos anos 40/50, a questão social, expressão das desigualdades decorrentes do aprofundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com