TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade

Artigos Científicos: Sexualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA: Sexualidade

CONTEÚDO: Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs e Métodos Contraceptivos.

PERFIL DO PÚBLICO ALVO: Alunos a partir de 15 anos de idade que não concluíram o

Ensino Regular.

POSSIBILIDADE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA: PROJETO

TEMPO ESTIMADO: 04 aulas de 45 minutos cada.

JUSTIFICATIVADO CONTEÚDO

Somos seres sexuados, os desejos e a sexualidade estão em cada um de nós e se manifestam desde que nascemos e vão evoluindo de formas diferentes em cada pessoa e idade, ou seja, desde bebê sentimos vontade de tocar nossos corpos e descobrir diferentes sensações. Fingir que as crianças e os jovens não passam por esses processos é viver na mentira, o sexo faz parte da vida das pessoas e por isso que a escola junto com a família deve ajudar a construir nas crianças e, principalmente nos jovens uma visão sem preconceitos e dúvidas.

Sexualidade, de acordo com a revista Transando Saúde (2004) “São todas as formas jeitos e maneira de como as pessoas expressam a busca do prazer.” Para Melo (2011, p. 29) “A sexualidade é uma dimensão exclusivamente do ser humano. Nenhum ser vivo, além dos seres humanos, é capaz de dar sentidos, para além do biológico, à questão da sexualidade”. Assim, a sexualidade não está relacionada apenas ao genital, ou seja, é um tema que envolve sentimentos e desejos e, portanto, não pode ser abordado somente quando se fala do aparelho reprodutor.

O constrangimento dos pais ou até mesmo a tentativa de proteger os adolescentes acabam censurando e aumentando a falta de informações, e, se tratando de sexualidade e adolescente a preocupação aumenta, pois, envolvem riscos como: gravidez indesejada e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST é ai que a escola se torna o principal espaço para a educação sexual, pois são nas escolas que acontecem diariamente várias situações envolvendo sexualidade que podem ser aproveitadas para esclarecimento e não para repressão ou proibição, já que a informação é a melhor forma de prevenção.

Desta forma, o presente projeto visa informar de forma simples e objetiva os riscos de uma ‘transa’ inconsequente sem a devida prevenção, auxiliando também para que não ocorram riscos a saúde dos adolescentes, como as DSTs, recorrente da desinformação.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, suas consequências, prevenções e métodos contraceptivos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

• Estimular a busca de informações;

• Alertar sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs;

• Conscientizar sobre a importância do uso de preservativos;

• Apresentar os diferentes métodos contraceptivos.

CONTEÚDOS

• Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs;

• Uso de preservativos;

• Métodos Contraceptivos.

POSSIBILIDADE DE ORGANIZAR O ENSINO

O projeto é uma maneira de abordar o tema com naturalidade, abrindo possibilidades de ser compartilhado por todos os envolvidos na comunidade escolar. Poderá ainda ser modificado ou atualizado sempre que houver necessidade, considerando que um projeto bem produzido proporciona vida ao conteúdo tornando os temas mais interessantes e divertidos.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

INTRODUÇÃO DA AULA:

Iniciar a aula apresentando o tema Sexualidade, as DSTs e os Métodos Contraceptivos de maneira simples e natural para que todos se sintam a vontade e seguros para participar debatendo coletivamente.

DESENVOLVIMENTO:

Exibir o filme “Desenrola” com duração aproximada de 80 minutos para os alunos assistirem. Depois da apresentação do filme, organizar os alunos em círculo e conversar com a turma sobre assuntos relacionados à sexualidade apresentados no filme como: gravidez indesejada, orientação sexual, desejos, etc. temas polêmicos e muitas vezes carregados de tabus.

Para aprofundar a conversa, envolver a turma em uma dinâmica bem interativa, porém discreta – ‘a caixa do sexo’, claro que no sentido figurado, ela carrega esse nome porque dentro dela serão colocadas anonimamente todas as dúvidas possíveis dos estudantes, desde as mais corriqueiras até as mais complexas. A caixa terá o formato de urna e em suas laterais variados pontos de interrogação estampados.

Conduzir uma conversa informal, e a partir dos bilhetes retirados da caixa incentivar a todos a participarem do diálogo. Em seguida, apresentar Slides com as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, as conseqüências dessas doenças no corpo humano e os Métodos contraceptivos disponíveis no mercado além da capacidade de prevenção e formas de usar. Ressaltar que a camisinha é o único contraceptivo capaz de evitar a gravidez e as DSTs ao mesmo tempo; que é o método mais barato, fácil de carregar e mais eficaz, além de ser facilmente encontrado nos Postos de Saúde Familiar –PSFs gratuitamente.

Claro que, além dos métodos contraceptivos, pílulas, é indispensável o comentário acerca de outros métodos de prevenção, como por exemplo, a conscientização, o respeito ao próprio corpo e a corpo do outro. Esse respeito com o corpo, é a própria valorização da vida, assim como a estabilidade da nossa saúde é responsabilidade de cada um de nós; quanto ao caráter sexo e prevenção, reduzir o número de parceiros sexuais buscando conhecer as pessoas com as quais nos relacionamos, também é uma forma eficaz de prevenção e amor a vida.

CONCLUSÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com