TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado da sociologia e seu contributo para a educação

Projeto de pesquisa: Significado da sociologia e seu contributo para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................................ 04

1-Significados de Sociologia e suas Contribuições para a Educação...................................... 05

2-Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da Sociologia da Educação..................... 08

3-”Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual”?...................................................................................................................................... 12

4-Situações cotidianas escolares em que a Sociologia possa ser empregada e seus fundamentos............................................................................................................................. 12

Considerações Finais................................................................................................................ 16

Referências Bibliográficas....................................................................................................... 17

INTRODUÇÃO

O estudo da sociologia visa entender o porquê dos conflitos gerados na sociedade pelo ser humano. O presente portfólio pretende mostrar sua importância na educação, bem como nortear sua prática na sociedade.

Sociologia da Educação - A sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, onde seu principal objetivo é facilitar as compreensões cotidianas da sociedade, mas sistemáticas e precisas, ou seja, uma ciência que estuda questões criadas pelos sujeitos para interagir e organizar a sociedade.

O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838(séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem. Mas foi co Karl Max, Emile Durkheim e Max Weber que a sociologia tomou corpo, e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.

O estudo de sociedades culturalmente diferentes oferece ferramentas importantes para o estudo. O conhecimento de como diferentes culturas se reproduz e educa seus indivíduos permite uma aproximação dos processos mais estruturais que compõem a educação de uma forma mais ampla.

SIGNIFICADOS DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórica metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

Percebe-se que a relação de poder entre os indivíduos e as comunidades é estabelecida pelo modo de produção que organiza os indivíduos em várias ações sistêmicas garantindo a existência dos mesmos. Por esse motivo a importância do estudo da sociologia para a educação, pois buscam o mesmo interesse em analisar a realidade. Além do mais, a sociologia ajuda o educador a compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional, afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas. Educar, ensinar, é colocar alguém em presença de certos elementos de cultura a fim de que este alguém deles se nutra, os incorpore à sua substancia e construa sua identidade intelectual e pessoal em função deles.

Foi à primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica, antes mesmo da antropologia, economia, política e psicologia. O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem, como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados os Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e micro processos como relações interpessoais. Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social e, conseqüentemente, para o processo educacional.

Para Sociologia, não há técnica pedagógica neutra, todas são construídas inutilizadas em meio a valores e normas, as técnicas utilizadas em educação estão presentes nas práticas educacionais que seguem as normas e os valores sociais. As normas são as leis e regulamentos escritos e as regras estabelecidas nos grupos sociais.

Os valores correspondem aos critérios de julgamento de si e dos outros; as concordâncias e discordâncias; as aprovações e reprovações que nunca são individuais e, sim, aceitas e compartilhadas na vida social. Olhar a educação do ponto de vista da Sociologia é compreender que, se a Pedagogia é o fundamento das práticas educacionais as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia.

Sociologia da Educação é aquela disciplina acadêmica que se preocupa em reconstruir sistematicamente as relações, que existem na prática cotidiana, entre as ações que objetivam educar e as estruturas da vida social, quer dizer: a economia, a cultura, o arcabouço jurídico, as concepções de mundo, os conflitos políticos.

Portanto, toda análise e o estudo a ser realizado devem ter como base os fundamentos trazidos pelos seus iniciadores que analisaram a sociedade de sua época, a sociedade capitalista, buscando compreendê-la em suas peculiaridades, propondo caminhos teóricos interpretativos para os mais variados fenômenos sociais.

Vejamos alguns caminhos desses autores que iniciaram os estudos da Sociologia e breves considerações sobre a História da Sociologia. A contribuição da Sociologia da Educação ao trabalho pedagógico abrange pelo menos nesses aspectos principais:

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com