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Sinais

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Por:   •  28/10/2014  •  Seminário  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

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4- Estamos acostumados a ouvir as expressões maquiavélico e maquiavelismo. São usadas quando alguém deseja referir-se tanto à política quanto aos políticos, quanto a certas atitudes das pessoas, mesmo quando não ligadas diretamente a uma ação política (fala-se, por exemplo, num comerciante maquiavélico, numa professora maquiavélica, no maquiavelismo de certos jornais, etc.).1- O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica, que se deflagrou entre a Idade Média para a Moderna.

2- A política renascentista constituía de estados fortes, de soberania e de autonomia. Apesar do poder, omonarca não deveria ser autoritário em excesso. O absolutismo, forma política de governo do Renascimento, trouxe alguns príncipios puros da democracia, tais como o direito de ir e vir, aliberdade de expressão, o desabrochar do capitalismo e a eleição.

O pensamento medieval, tinha como formação política o feudalismo, no qual dava poder absoluto ao rei. Ele não podia ser questionado,dominava a economia e toda a riqueza do reino, ou seja, uma política totalmente autoritária.

Em relação á religião, o renascimento trouxe o uso do humanismo e da razão, a qual diziam que arazão era uma manifestação do espírito humano, que colocava o indivíduo próximo de Deus, o homem simplesmente dava vazão á um dom concedido por Deus, chamado de Neoplatonismo.

O pensamentomedieval utilizava a religião e o Clero, para ajudar no comando e organização da população, ameaçando-as com ordens e meios, que, se não seguidos, iriam levar a pessoa ao inferno.

3- Os renascentistas, pensavam que o homem era o centro do universo, idéiachamada de Antropocentrismo.

O pensamento medieval era que Deus era o centro de tudo, logo, quaisquer fatos eram vontade divina.

4- Estamos acostumados a ouvir as expressões maquiavélico e maquiavelismo. São usadas quando alguém deseja referir-se tanto à política quanto aos políticos, quanto a certas atitudes das pessoas, mesmo quando não ligadas diretamente a uma ação política (fala-se, por exemplo, num comerciante maquiavélico, numa professora maquiavélica, no maquiavelismo de certos jornais, etc.).

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