TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome Da Alienação Parental

Ensaios: Sindrome Da Alienação Parental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

PRÉ PROJETO MONOGRAFIA - SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL

1. ÁREA

Direito de Família – Estatuto da Criança e do Adolescente

2. ASSUNTO

Alienação Parental

3. TEMA

Síndrome da Alienação Parental

4. JUSTIFICATIVA DO TEMA

Neste projeto tratarei do estudo da Síndrome de Alienação Parental nos casos de separação judicial no direito civil brasileiro considerando seu impacto no direito à convivência familiar da criança e do adolescente.

As razões que levaram à escolha do tema fundamentam-se em que a Síndrome de Alienação Parental (SAP) representa a realidade familiar de muitas crianças e adolescentes em todo o mundo. Com a nova perspectiva de convívio familiar que vem sendo preconizada pelo Direito de Família, a SAP vem se tornando cada vez mais conflitante, havendo necessidade do reconhecimento do dano afetivo causado pela ausência de convívio paterno-filial ocasionada pela síndrome.

A Lei da Alienação Parental- 12.318, foi sancionada no dia 26 de agosto de 2010,prevê e reconhece medidas que vão desde o acompanhamento psicológico, até a aplicação de multa para o alienante, ou ate mesmo a perda da guarda da criança aos pais que estiverem com guarda.

Importante perceber que a síndrome da alienação parental, tem efeitos devastadores principalmente na criança, tendo em vista que essa é afastada, totalmente do genitor alienado. Por sua vez, a alienação parental é todo o ato que visa de qualquer forma afastar a criança da convivência com o seu genitor, não sendo necessário que a criança repudie o genitor alienado, bastando que o filho se afaste deste genitor para caracterizar a alienação parental. Por certo que os atos de alienação parental podem ocasionar a instalação da síndrome da alienação parental, este por sua vez se transformando se em um verdadeiro estranho para o menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com