TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Imunologico

Artigos Científicos: Sistema Imunologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 3

O sistema imunológico, também chamado de sistema imune ou imunitário é um conjunto de elementos existentes no corpo humano que interagem entre si com o objetivo de defendê-lo contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros.

O sistema imunológico é mesmo uma proteção, um escudo ou uma barreira que nos protege de seres indesejáveis (os chamados patógenos), que tentam invadir o nosso corpo e assim, esse sistema tem a função não só de impedir essa invasão, como também exerce a função de combate e de destruição.

Trata-se de um sistema complexo, composto por diversas partes - entre células e órgãos,cada qual com uma função específica, agindo como um exército.

Tipos de imunidade

A função imunológica pode ser dividida em imunidade inata ou não específica e imunidade adaptativa ou específica.

Imunidade inata

A primeira é, como o próprio nome indica, a defesa que todos os seres humanos temos, que nasceram conosco e é a nossa primeira linha de defesa. São exemplos: pele (é a primeira barreira existente no nosso corpo), cílios, lágrima, muco, plaquetas, saliva, suco gástrico, suor. Fazem parte, ainda, do sistema imune inato os leucócitos (glóbulos brancos).

Leucócitos - células produzidas pela medula óssea, cuja função é produzir anticorpos para proteger o organismo contra os patógenos. São leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos, fagócitos e monócitos.

Com funções semelhantes, mas bastante definidas esses componentes impedem o crescimento e o desenvolvimento de patógenos no nosso corpo; detectam e evitam, portanto, que o problema aconteça.

Os neutrófilos envolve as células doentes e as destrói. Os eosinófilos se desenvolvem na medula óssea e agem contra parasitas. Os basófilos produzem histamina e heparina, por isso, está relacionado com as alergias. Os fagócitos fazem a fagocitose (ingestão) de patógenos. Os monócitos penetram os tecidos para os defender dos patógenos.

Se a imunidade inata não funciona, a imunidade adaptativa entra em ação.

Imunidade adaptativa

A segunda, a imunidade adaptativa, é a defesa adquirida ao longo da vida, tais como anticorpos, vacinas, mecanismos que são desenvolvidos para expor as pessoas com o objetivo de fazer evoluir as defesas do corpo. A imunidade adaptativa age diante de um problema específico. São exemplos os linfócitos.

Linfócitos - células que fazem parte dos glóbulos brancos do sangue e que são produzidas pela medula óssea vermelha. Existem os linfócitos B, os linfócitos T e os Natural Killers (NK).

Os linfócitos B fabricam anticorpos e atuam na imunidade celular. Os linfócitos T, que por sua vez se dividem em vários tipos, fabricam anticorpos e reconhecem os patógenos que invadem o nosso corpo. Os Natural Killers têm a função de atacar e destruir patógenos.

Através do leucograma, que é uma parte do exame de sangue, são analisados os valores de cada componente sanguíneo. Os níveis variam de acordo com a faixa etária e indicam o comportamento das defesas do organismo e a detecção de doenças.

Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com