TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema imunológico

Tese: O sistema imunológico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 10

O sistema imunológico é composto de inúmeros tecidos e células altamente especializadas na eliminação de todas as substâncias estranhas ao organismo humano. Toda a organização desse complexo sistema tem como objetivo o pronto reconhecimento e destruição dessas substâncias. Para que isso ocorra, células com diferentes funções estão estrategicamente localizadas em diversos tecidos. Além disso, todas essas células se comunicam, fazendo com que a resposta imune seja abrangente e eficaz.

Todos os elementos celulares do sangue, incluindo as células vermelhas que transportam o oxigênio, as plaquetas que deflagam a coagulação sanguínea nos tecidos lesados e as células brancas do sistema imune, derivam das mesmas células, as células-tronco hematopoéticas da medula óssea. Uma vez que essas células-tronco podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sanguíneas, também são conhecidas como células-tronco hematopoéticas plurepotentes. Inicialmente elas originam células-tronco com potencial mais limitado, as quais são as progenitoras imediatas dos eritrócitos, das plaquetas e das duas principais categorias de células brancas.

As células hematopoéticas pluripotentes dão origem a dois progenitores de células, que são os progenitores mielóides e linfóides. Eles por sua vez dão origem às células específicas. Progenitor mielóide – Plaquetas, Eritrócitos, Monócitos, Micrófagos, neutrófilos, basófilos, mastócitos e eosinófilos.

Progenitor linfóide – linfócitos B, linfócitos T e células natural Killer.Além das células imunológicas, também tem órgãos do sistema imune, que são divididos em primários e secundários, de acordo com suas funções.Órgãos primários: são órgãos onde ocorrem a origem, maturação e diferenciação das células linfócitas. Ex.: medula óssea dá origem aos Lt e Lb e faz a diferenciação do Lb. Esses órgãos são: medula óssea e timo.Órgãos Secundários: são órgãos onde ocorrem a montagem e processamento da resposta imune. Ex.: Baço responsável pela filtração do sangue, destruição das hemácias velhas e por captar os antígenos. Esses órgãos são: baço, linfonodos, placas de Payer, tonsilas, BALT, GALT, MALT.

HEMÁCIAS

As hemácias tem como função transportar hemoglobina a qual, por sua vez, leva o oxigênio do pulmão para os tecidos. As hemácias normais são bicôncavos com diâmetro médio de aproximadamente 8 micrômetros de espessura, 2 micrômetros no ponto mais grosso, 1 micrômetro ou menos no centro.

Depois de passarem da medula óssea para o sistema circulatório, as hemácias normalmente circulam por 120 dias, em média, antes de serem destruídas. Embora não tenham núcleo, mitocôndrias ou retículo endoplasmático, as hemácias maduras possuem enzimas citoplasmáticas capazes de metabolizar pequenas quantidades de glicoses e formas também pequenas quantidades de ATP e outras substâncias celulares que, por sua vez, ajudam a preservar as hemácias. Mesmo assim, os sistemas metabólicos das hemácias tornam-se progressivamente menor ativos, com o passar do tempo e as células ficam cada vez mais frágeis.

Quando a membrana da hemácia fica muito frágil, a célula se rompe durante a passagem por algum ponto estreito da circulação. Muitas das hemácias se fragmentam no baço, onde passam pela poupa vermelha. Quando o baço é removido, o número de células anormais e de células velhas circulando no sangue aumenta consideravelmente.

PLAQUETAS

As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue e tem origem a partir das células da medula óssea (megacariócitos).

A principal função das plaquetas estão relacionadas à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo. Na região de um ferimento, as plaquetas liberam a enzima tromboplastenaquinase, que desencadeia a coagulação. Sua ação no organismo varia de 9 a 10 dias, sendo após este período recolhidos e direcionados ao baço, onde serão degenerados.

O metabolismo irregular (diminuição ou disfunção) na síntese de plaquetas pode resultar em sangramentos da mesma forma como a sua elevada concentração, acima do padrão aceitável, pode ocasionar trombose.

Em um organismo normal, os níveis de concentração para este elemento sanguíneo, geralmente oscila entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mm³ de sangue, aproximadamente1% do volume do sangue.

LEUCÓCITOS

Os glóbulos brancos ou leucócitos, são maiores que as hemácias e muito menos numerosos. Não contém hemoglobina, pelo que não podem transportar oxigênio, mas possuem núcleo e ao contrário das hemácias, podem mudar de forma e atravessar as paredes dos capilares.

Sua função é a defesa do organismo, podendo para tal mudar de forma. Existem vários tipos de leucócitos, cada um especializado no combate a determinado tipo de microrganismo.

Com a diminuição dos mesmos no sangue, há um risco maior de se contrair um processo infeccioso, e na vigência do mesmo, uma maior dificuldade para combatê-lo.

Os tipos de leucócitos são 6: polimorfonucleares basófilos, polimorfonucleares neutrófitos, polimorfonucleares eosinófilos, monócitos, linfócitos e ocasionalmente plasmócitos.

Veremos a seguir todas elas.

OBS.; Leucopênia – diminuição dos leucócitos.

Leucocitose – aumento dos leucócitos.

BASÓFILOS

Valores de referência: 0 a 100/nl

Os basófilos são encontrados com pouca freqüência na circulação sanguínea. Caracterizam-se pela presença de grânulos cor violeta escuro no citoplasma. Esses grânulos são compostos de heparina GRS-A (substância de reação lenta da anafilaxia) e ECF-A. Os basófilos, a exemplo dos mastócitos exibem em sua superfície o receptor de alta afinidade para 1Ge: TeeRI. Quando em contato com um alérgeno/antígeno, que provoca reação alérgica) pode haver desgranulação.

A desgranulação é a fusão da membrana dos grânulos citoplasmáticos com a membrana celular, resultando na expulsão do conteúdo dos grânulos para o meio ambiente. A liberação de substâncias, como a histamina, é responsável pelos efeitos clínicos da alergia. A principal função dos basófilos é , provavelmente, participar de de defesa contra parasitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com