TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação atual da empresa de'JC CONFECCOES

Resenha: Situação atual da empresa de'JC CONFECCOES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 3 (Equipe)

Analogia das verificações feitas no passo 2 com os dias atuais da empresa ´JC Confecções´

Visto a situação atual da empresa ´JC Confecções´ e confrontando-a segundo a Escola Clássicas verificamos que a origem dos problemas da empresa é a gestão administrativa, ou melhor ausência dela. Ambos administram de forma empírica, o que leva a empresa a obter resultados cada vez mais insatisfatórios. Estando a sua própria sorte a empresa passa a enfrentar dificuldades administrativas, organizacionais e estruturais.

De forma geral é evidente a falta de capacidade dos proprietários em gerir o negócio. José, assim como seu irmão Carlos pecam pela falta de conhecimento na ciência administrativa. Pois, vislumbramos a ausência de diretrizes capazes de manter o bom funcionamento da empresa; princípios fundamentais que poderiam melhor desenvolver a administração do trabalho.

As aplicações de tais conceitos são essenciais para o alcance da eficiência e até mesmo com o seu aprimoramento, podendo, culminar na eficácia dos processos administrativos e de produção.

A Escola Clássica de Taylor dissemina justamente os princípios científicos da administração, procurando instituir práticas de formas sistemáticas para melhor alcance do resultado. Este arauto da administração científica preconizava o trabalho de forma inteligente, isto é deve-se ter o domínio total do trabalho exercido. Para tanto sugere a divisão do trabalho, da autoridade e da responsabilidade.

O fato dos proprietários não se atentarem aos princípios básicos da ciência administrativa culminou na baixa qualidade de seus produtos, visto que não há nenhum sistema seja de organização, ou planejamento no seu processo de produção. Seu quadro de funcionários claramente desorientados e mal administrados passa a agir de forma negativa e insatisfatória.

É certo que tais ações por parte dos funcionários são devido a sobrecarga do trabalho imposta pelos proprietários, a inexistência de treinamento adequado para capacitá-los afim do melhor aproveitamento individual.

Ao passo que a observância por parte dos proprietários da empresa aos conceitos da Escola Clássica de Fayol atingiria um nível de administração de excelência.

Em sua visão global Fayol estabelece os seguintes componentes para a função administrativa: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Em suma, o conhecimento científico da administração, das escolas clássicas, bem como a implantação dos métodos se fazem primordiais aos sócios-proprietários da ´JC Confecções´ visto que lhes trarão bases sólidas para o desenvolvimento da administração da empresa.

ETAPA 2

Passo 3 (Equipe)

a) Verificar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na empresa escolhida para reduzir custos de produção.

Segundo Taylor a divisão do trabalho deve ser estudada, elaborando assim, métodos eficientes, repetidos de forma racionalizada, por conseguinte supervisionada. Sua distribuição deve ser feita a luz do equilíbrio, bem como proporcionalmente justo para cada empregado.

Em face da desestruturação da empresa ´JC Confecções´ a aplicação deste princípio se daria da seguinte forma:

1. Aplicações de normas, planejamentos, procedimentos, divisões de trabalho face às diversas etapas de produção.

2. Controle é essencial para certificação do cumprimento das aplicações. E este controle somente de obtém na figura do Gerente, visto que ele será o responsável pelo cumprimento das normas estabelecidas, dará o suporte necessário para os funcionários exercerem suas funções eficientemente.

3. Seleção cientifica dos funcionários de acordo com sua capacidade e características para o exercício apropriado da função.

b) Descrever como funciona a administração na empresa ´JC Confecções´, estrutura, departamentos, hierarquia, organização. Ilustrar as informações com um organograma com base nos dados existentes.

O empirismo reina absoluto na administração, visto que a empresa está restrita visão rudimentar de seus proprietários. Mesmo havendo duas vozes de comando, a inabilidade dos irmãos em gerir o negócio, resulta em quebra de comando, ou seja, a hierarquia não se faz presente. Sua organização precária reduz consideravelmente a qualidade dos seus produtos, o que tem direcionado esta empresa a patamares cada vez mais inferiores.

Com intuito de ilustrarmos as informações desta empresa, vide a seguir um organograma, vale dizer que o organograma dispõe a hierarquia, bem como a estrutura organizacional duma determinada empresa. Portanto fora da realidade atual da empresa em questão.

Sugerimos o seguinte modelo para melhor estruturação organizacional da ´JC Confecções:

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »