TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre A CSN

Dissertações: Sobre A CSN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 6

Sobre a CSN

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) não é só a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina, como também está entre as maiores do mundo. Só no ano passado, a indústria produziu 4,9 milhões de toneladas de aço bruto e 4,7 milhões de toneladas de laminados.

A principal usina da CSN fica na cidade de Volta Redonda, localizada no Vale do Paraíba, na região sul do estado do Rio de Janeiro. As minas de minério de ferro e de outros minerais ficam nos municípios de Congonhas e Arcos, em Minas Gerais, enquanto as minas de carvão estão na região de Siderópolis, em Santa Catarina.

CSN e indústrias

Criada por um decreto de Getúlio Vargas, em 1941, a CSNsurgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial, mas iniciou suas atividades somente em 1946. Foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, o que representou um grande avanço no processo de industrialização nacional.

Foi o aço produzido pela CSN que tornou possível a implantação das primeiras indústrias no país. Depois de sua privatização, em 1993, continua tendo papel marcante na economia brasileira, fornecendo aço para a indústria nacional e exportando milhares de toneladas do produto.

Aço abastece indústria

As atividades da Companhia estão concentradas em mineração, siderurgia e infra-estrutura, com atuação direta e coligada. Por isso, o grupo é constituído por diversas empresas como a CSN Energia, CSN Cimentos, INAL (Indústria Nacional de Aços Laminados) e Fundação CSN.

O aço produzido pela CSN é utilizado, principalmente, no setor automotivo, na construção civil, na produção de embalagens, na produção de eletrodomésticos da linha branca, entre outros.

Pensando nas diversas aplicações do aço na indústria, a CSN produz laminados que facilitam os processos de transformação. Os laminados são utilizados na indústria automobilística, na construção civil, na fabricação de vasilhames, tubos, autopeças e implementos agrícolas.

Privatização da CSN

Quando era controlada pelo Estado, a CSN acumulava prejuízos por conta da má administração. Ao invés de arrumar a casa, o governo de Itamar Franco privatizou a indústria, que vem acumulando lucros bilionários nos últimos anos. Só em 2010, a CSN registrou R$ 2,516 bilhões de lucro líquido.

A Companhia Siderúrgica Nacional foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, a CSN é um marco no processo brasileiro de industrialização. O seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro. Privatizada em 1993, e após sete décadas de atividade, continua a fazer história.

Com capacidade de produção anual de 5,6 milhões de toneladas e cerca de dezenove mil empregados, a CSN concentra suas atividades em siderurgia, mineração e infra-estrutura.

A estratégia integrada e alinhada ao negócio principal assegura posição de liderança no setor siderúrgico brasileiro. A aquisição dos ativos da Heartland Steel, constituindo a CSN LLC, nos Estados Unidos, em 2001, marcou o início do processo de internacionalização da CSN. Atualmente, entre seus ativos a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada, cinco unidades industriais, sendo duas delas no exterior (Estados Unidos e Portugal), minas de minério de ferro, calcário e dolomita, uma forte distribuidora de aços planos, terminais portuários, participações em estradas de ferro e em duas usinas hidrelétricas. Com uma gestão firme e inovadora, a empresa acredita na força empreendedora do capital nacional e no enorme potencial brasileiro de competitividade no setor siderúrgico.

O aço da CSN está presente em diversos segmentos, entre os quais se destacam o Automotivo, Construção Civil, Embalagem, Linha Branca e OEM, fornecidos para clientes no Brasil e no Exterior.

Um ambiente de cidadania

As operações industriais da CSN contam com tecnologia no estado-da-arte, um ambiente de trabalho seguro e saudável, e sistemas de gerenciamento da qualidade e meio ambiente certificados pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, respectivamente. A isso somam-se políticas de recursos humanos competitivas e uma atuação social permanente, em especial nas comunidades em que está presente.

O protagonismo social da empresa concentra-se na Fundação CSN. Com um dos maiores investimentos sociais do País, a Fundação atua em projetos que contribuem para a transformação social da comunidade nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte.

Ética e transparência são valores muito presentes na cultura organizacional, que afetam as decisões e o relacionamento da CSN empresa com seus diversos públicos de interesse. O Código de Ética foi elaborado com a ampla participação dos empregados, em todos os níveis. A empresa acredita em uma concorrência leal, pautada pelos mais elevados padrões de conduta.

A publicação anual dos Balanços Social e Ambiental assegura ampla divulgação das diretrizes e realizações alcançadas pela CSN, e vai ao encontro dos seus objetivos de atuar de forma socialmente responsável e aprimorar cada vez mais suas práticas.

Companhia Siderúrgica Nacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com