TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecnica CSN

Exames: Visita Tecnica CSN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA À CSN

Curso de Engenharia Metalúrgica

Unidade: UFF – Volta Redonda

Disciplina: Introdução à Engenharia Metalúrgica

Aluno: Halley C. Fleming Júnior

Matrícula: 214039118

Orientador (a): Nadja Ávila

CSN

A Companhia Siderúrgica Nacional foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, a CSN é um marco no processo brasileiro de industrialização. O seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro. Privatizada em 1993, e após mais de seis décadas de atividade, continua a fazer história.

Com capacidade de produção anual de 5,6 milhões de toneladas e cerca de dezesseis mil empregados, a CSN concentra suas atividades em siderurgia, mineração, infraestrutura e cimentos, o mais recente negócio da CSN, lançado em maio de 2009.

A estratégia integrada e alinhada ao negócio principal assegura posição de liderança no setor siderúrgico brasileiro. A aquisição dos ativos da Heartland Steel, constituindo a CSN LLC, nos Estados Unidos, em 2001, marcou o início do processo de internacionalização da CSN. Atualmente, entre seus ativos a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada, cinco unidades industriais, sendo duas delas no exterior (Estados Unidos e Portugal), minas de minério de ferro, calcário e dolomita, uma forte distribuidora de aços planos, terminais portuários, participações em estradas de ferro e em duas usinas hidrelétricas. Com uma gestão firme e inovadora, a empresa acredita na força empreendedora do capital nacional e no enorme potencial brasileiro de competitividade no setor siderúrgico.

O aço da CSN está presente em diversos segmentos, entre os quais se destacam o Automotivo, Construção Civil, Embalagem, Linha Branca e OEM, fornecidos para clientes no Brasil e no Exterior.

Visita

Chegada à empresa:

Primeiramente, o grupo de estudantes foi levado à um auditório da empresa, onde tivemos uma palestra com a responsável pela comunicação da empresa, e também assistimos a um vídeo que mostrava o histórico da empresa, além dos produtos que ela produzia e os setores onde a empresa atuava. Posteriormente, fomos guiados pela indústria, sempre com dois responsáveis, conhecendo a coqueria, o alto forno (sede) e os processos lingotamento e laminação.

Chegada da matéria-prima:

A CSN tem participação em duas companhias ferroviárias: a MRS Logística e a Transnordestina Logística S.A. Através do transporte ferroviário são transportados o carvão mineral, rochas calcárias e o minério de ferro, os quais são descarregados em um tipo de estação.

Coqueria

Na coqueria é aonde acontece a transformação para do carvão mineral em coque, cujo é aquecido em um ambiente com ausência de ar. Assim, o carvão mineral é carregado nas câmaras de coqueificação (retangulares, feitas de material refratário e aquecidas externamente) através de furos que ficam na parte superior das mesmas. Juntas, essas câmaras formam uma bateria, constituindo o forno de coqueificação. Foi possível observar e ver o coque sendo deformado e caindo no carro de apagamento, para evitar a formação de CO. Seguindo, o coque já resfriado é despejado em uma rampa a qual abastece constantemente a esteira que o leva para ser britado, para depois ser levado ao alto forno. Sendo um material imprescindível em uma siderúrgica, o coque tem como função, ser o combustível, como redutor do minério e como fornecedor do carbono, que é o principal elemento de liga do aço e do ferro-gusa.

Alto forno

No alto forno, fomos a um escritório, uma sede controladora do alto forno, onde podemos observar uma maquete feita em escalas, onde mostra a sua estrutura física. Lá tivemos a companhia de um responsável pelo setor, que nos proporcionou uma breve palestra e explicação sobre o que acontece e os processos e caminhos que acontecem no alto forno. (Obs.: Não pude compreender com clareza, pois o técnico responsável falou um pouco baixo relativo a onde eu estava, e ficou um pouco complicado de entender, pois a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com