TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a política de ação afirmativa

Seminário: Sobre a política de ação afirmativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre as políticas de ação afirmativa é correto dizer que: I. Elas têm o objetivo de diminuir as desigualdades sociais. II. Elas exemplificam a democracia racial vigente no país. III. A cota racial é uma das formas de aplicação deste tipo de política. IV. Sua implementação tem por objetivo promover ...ORDENS DE UM NEGRO"

A experiência teve curta duração, abortada devido aos conflitos com o elenco.

A princípio, no insucesso do Diamante Negro havia apenas razões de ordem esportiva. Mas o comentário recolhido à época pelo sociólogo Roger Bastide, em um táxi, permite abordar o caso sob outro ângulo. O motorista, torcedor do tricolor paulista, comentava assim os percalços do time: "O negro nada pode dar de bom. Não pode comandar, muito menos a brancos. Leônidas, como todos os negros, é desorganizado e insubordinado. Sobretudo considerando que o clube compreende brancos de boa família. Como é possível que aceitem ordens de um negro?"

O comentário traz a explicação da pergunta dirigida mais tarde, pela imprensa paulista, ao Diamante Negro: "O grande Leônidas tinha tudo para vingar como técnico.

Por que fracassou?". A resposta reside na existência de uma linha de cor traçada para impedir ascensão do negro aos postos de direção reservados aos brancos, como o de técnico de uma grande equipe.

Nesse momento, assinala o sociólogo Florestan Fernandes, ele se depara com estereótipos para desqualificá-lo, sob o pretexto de ser "autoritário, tirânico, desagradável para com os colegas e subordinados".

O terceiro exemplo remete à celebração dos 50 anos do Palmeiras, em 1964. Insatisfeitos com a campanha do time, os dirigentes demitiram Silvio Pirilo, substituindo-o por Mário Travaglini. Mas decidiram respaldá-lo com o "Quarteto da Esperança" -Julinho Botelho, Valdemar Carabina e Djalma Santos.

Vinte anos após a direção técnica exercida no gramado por Domingos da Guia e 20 anos antes da autogestão da Democracia Corintiana, a Democracia Palmeirense adotou um sistema de cogestão baseado no saber dos seus jogadores.

ÉTICA X ESTÉTICA

A vocação manifesta de Djalma Santos, porém, como nos casos precedentes, não seria suficiente para levá-lo a trilhar uma trajetória bem-sucedida como treinador.

E, no entanto, o reiterado "fracasso" do técnico negro talvez possua na força da tradição de autonomia dos atletas a sua contrapartida.

Pois, diante da linha de cor que o impede de ascen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com