TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Anonima

Trabalho Universitário: Sociedade Anonima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  410 Visualizações

Este é o valor da ação no ato de subscrição (privilégio concedido a um acionista de participar com prioridade no aumento de capital), ou seja, é o preço que o investidor paga à sociedade pela ação. Devemos tomar cuidado para não confundirmos essa definição com o valor comercial, preço de emissão o vendedor das ações é a própria sociedade, no valor de negociação o vendedor é um ex-acionista.

As ações também podem ser classificadas em classes, onde são seguidos três critérios básicos: espécie, forma e classe.

Para classificar uma ação segundo a sua espécie leva-se em consideração os direitos vantagens dos acionistas e que podem se dividir em três, elas são ordinárias, preferenciais ou de fruição. As ações ordinárias (comum) não dão direito e nem restringe o acionista, que tem os mesmos deveres e obrigações como qualquer outro sócio e também as ações ordinárias dão direito a voto.

As ações preferências são aquelas que dão tratamento diferenciado a quem as possui, esses privilégios devem especificados no estatuto social, mas geralmente e imposta alguma condição, por exemplo, perda do direito ao voto parcial ou total. E a terceira é a de fruição, que simplesmente são as ações ordinárias e preferenciais que foram amortizadas.

As sociedades anônimas tem grande importância na nossa economia, especialistas diz que elas trouxeram uma nova era ao capitalismo, um intenso fluxo de capital entre as bolsas de valores de todo o mundo, e que vem fazendo muito sucesso com os investidores que vem cada vez mais interessados em ações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com