TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SociologiA

Trabalho Escolar: SociologiA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  2.203 Visualizações

Página 1 de 3

1) De que maneira se desenvolveu a credibilidade no pensamento científico?Quais os fatores sociais que contribuíram para esse desenvolvimento?

Na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, houve o rompimento com o modelo de conhecimento estabelecido. A explicação para as coisas passou a vir da razão e não mais da fé. O paradigma racional do pensamento possibilitou o desenvolvimento das ciências como fonte das explicações e não mais a filosofia e a teologia. Aprimoraram-se as ciências exatas e as ciências da vida. Com o crescimento das cidades e o aparecimento da multidão, surge a necessidade de estudar o indivíduo, de forma que junto com o mundo moderno emergem as ciências humanas e sociais. Os conhecimentos produzidos cientificamente passam a ser regulamentados com métodos e normas, definidas pelos pares (comunidade científica). Essas regras vão se constituindo em âmbito institucional, depois regionais e, por fim, em âmbitos internacionais, nas convenções e congressos de cientistas, como se faz até hoje. É o conjunto de regulamentação e a aprovação da comunidade acadêmica que dão validade e credibilidade ao

pensamento científico até os dias de hoje.

2) faça um esquema comparativo dos métodos desenvolvidos pelos iluministas na tentativa de aprender a realidade,? depois,classifique a frase que se segue em uma das explicações:''A melhor demonstração é,de longe,a experiência,desde que se atenha rigorosamente ao experimento''.Procure encontrar nessa afirmação,os principios do pensamento desse filosofo expostos neste capitulo.Justifique a resposta.

3) Quais foram as primeiras e fundamentais questoes que os sociologos pioneiros do seculo XIX tiveram de enfrenta? e por que?

Os primeiros desafios dos cientistas sociais da época foi entender as profundas e intensas transformações sociais que aconteciam (principalmente na Europa), em decorrência das Revoluções Francesa e Industrial.

Foi justamente a busca das respostas para as perguntas que surgiam frente a essas transformações que fizeram surgir a Sociologia enquanto ciência.

4) Por quais razões a sociologia teve que ater-se a estudar e a entender a religião no inicio da constituição?

5) Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o

conhecimento é uma característica essencialmente humana.

“O homem, portanto, distingue-se das demais espécies existentes porque grande parte de seu comportamento não se desenvolve naturalmente em sua relação com o mundo, nem se transmite à sua descendência pelos genes. Ele é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.”

6) Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.

7) Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?

A necessidade da transmissão de conhecimento para o desenvolvimento da espécie.

8) O texto deixa claro que sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com